Papa Francisco submetido a cirurgia intestinal e hospitalizado para recuperação

Na quarta-feira, o Papa Francisco foi hospitalizado para realizar uma cirurgia no intestino. Isso ocorre dois anos após ele ter passado por uma cirurgia anterior na qual foram removidas 13 polegadas do cólon devido a uma inflamação e estreitamento do intestino grosso.

De acordo com o Vaticano, o Papa Francisco, de 86 anos, será submetido a uma anestesia geral e ficará internado por vários dias. A cirurgia realizada foi uma “laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese” para tratar uma constrição recorrente, dolorosa e agravada no intestino.

Essa laparotomia é uma cirurgia abdominal aberta que auxilia no diagnóstico e tratamento de problemas nessa região. O comunicado divulgado menciona que a estadia no hospital será de vários dias para permitir uma recuperação pós-operatória adequada e plena recuperação funcional.

Em julho de 2021, o Papa Francisco passou 10 dias no Hospital Gemelli para remover 13 polegadas do seu intestino grosso, devido a uma inflamação grave e estreitamento do cólon. Em uma entrevista à Associated Press em janeiro, ele revelou que a diverticulose, que foi a causa da cirurgia em 2021, havia retornado.

Na terça-feira, o Papa Francisco foi ao Hospital Gemelli para realizar exames médicos, mas não foram divulgados detalhes na época. No entanto, na manhã de quarta-feira, o Papa apareceu em boa forma durante sua audiência na Praça de São Pedro, circulando em seu papamóvel e cumprimentando os fiéis. Ele também teve duas reuniões antes disso, de acordo com o Vaticano.

Além dos problemas intestinais, o Papa Francisco já teve parte de um pulmão removido quando era jovem e sofre de dor no nervo ciático. Ele tem usado cadeira de rodas e andador há mais de um ano devido a ligamentos tensos no joelho.

Apesar de sua saúde delicada, o Papa tem mantido uma agenda lotada, com várias audiências todos os dias. Recentemente, o Vaticano confirmou uma série de viagens planejadas para agosto, um período em que a Santa Sé e a Itália costumam estar em férias. Essas viagens incluem uma visita de quatro dias a Portugal na primeira semana de agosto e uma viagem igualmente longa à Mongólia a partir de 31 de agosto.

Na terça-feira, o Vaticano divulgou o itinerário planejado para a visita de Francisco a Portugal durante os eventos da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá de 2 a 6 de agosto. O itinerário inclui uma agenda preenchida com todas as reuniões protocolares de uma visita oficial de Estado, além de vários eventos com jovens e uma viagem de um dia ao Santuário mariano de Fátima.

Com informações NY Post