Alex Murdaugh enfrenta mais 40 anos de prisão por fraudes financeiras
O ex-advogado Alex Murdaugh, condenado por duplo homicídio, foi condenado a 40 anos de prisão na manhã de segunda-feira por uma série de crimes financeiros aos quais se declarou culpado no ano passado.
O ex-advogado desonrado já havia sido sentenciado a duas prisões perpétuas pelos chocantes assassinatos de sua esposa e filho de 22 anos em um dos casos criminais mais observados da história recente.
A sentença federal proferida na segunda-feira é adicional a outra sentença de 27 anos que Murdaugh recebeu em tribunal estadual por crimes financeiros semelhantes.
“Não há tempo suficiente e não possuo um vocabulário suficiente para retratar adequadamente para vocês em palavras a magnitude do que sinto sobre as coisas que fiz”, disse Murdaugh na audiência de segunda-feira.
Os promotores nos dois casos de crime financeiro disseram que Murdaugh fraudou clientes de seu escritório de advocacia de lesões pessoais descaradamente, desviando milhões de dólares, envolvendo-o em conspiração, fraude e lavagem de dinheiro.
Ao proferir a sentença de quatro décadas na segunda-feira, o juiz federal Richard Gergel optou por um termo muito mais severo do que o recomendado pelos promotores federais, que pediram 17 anos e meio a 22 anos.
Gergel disse ao tribunal que ele vitimou “as pessoas mais necessitadas e vulneráveis” – incluindo um cliente quadriplégico, um policial estadual ferido em serviço e um fundo fiduciário destinado a crianças cujos pais morreram em um acidente de carro.
“Eles depositaram todos os seus problemas e esperanças no Sr. Murdaugh e é dessas pessoas que ele abusou e roubou. É um conjunto difícil de ações de entender”, disse Gergel.
O juiz zombou da alegação duradoura de Murdaugh de que um vício em opioides provocou seus crimes.
“Nenhuma pessoa verdadeiramente incapacitada poderia realizar essas transações complexas”, disse o juiz sobre os dois décadas de atividades criminosas de Murdaugh.
Um júri condenou Murdaugh, de 55 anos, por assassinar sua esposa, Maggie, e filho, Paul, em 2021, numa tentativa de desviar as investigações de seus delitos financeiros.
Murdaugh negou veementemente qualquer papel nos assassinatos, enquanto confessava as crescentes acusações financeiras contra ele.
Embora todas as sentenças sejam simultâneas, as sentenças por crimes financeiros entrariam em vigor no improvável evento de que as condenações por assassinato fossem anuladas em recurso.
Segunda-feira pode marcar a última vez que Murdaugh entra em um tribunal, e o caso federal foi o último processo legal pendente que ele enfrentou.
O advogado despojado foi negado um novo julgamento por um juiz da Carolina do Sul em janeiro, depois que sua equipe de defesa acusou um escrivão do tribunal de manipular o júri.
Os advogados disseram que a escrivã do Condado de Colleton, Becky Hill, influenciou o júri sugerindo que observassem as ações e linguagem corporal de Murdaugh enquanto ele depunha. Mas a juíza Jean Toal decidiu que eles não conseguiram provar que os comentários influenciaram diretamente o painel.
Antes de sua queda, Murdaugh comandava um escritório de advocacia altamente lucrativo no Condado de Hampton.
Ele era proveniente de uma proeminente família local que atuou como procuradores eleitos e advogados na área por cerca de 100 anos.
Murdaugh está programado para pagar quase US$ 9 milhões em restituição às suas vítimas e seus parentes.
Fonte: New York Post