
Da Origem Humilde à Presidência: Documentário “JK, o Reinventor do Brasil” Revela a Jornada de JK
Na quinta-feira, dia 18 de abril, será lançado em Goiânia o documentário “JK, o Reinventor do Brasil”, uma produção da TV Cultura de São Paulo, concebida pelo diretor de rede da emissora, Flávio Chateaubriand Borba.
O evento terá uma exibição especial para convidados no formato de longa-metragem, marcada para as 18 horas, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em parceria com o Sesc Goiás.
Além disso, a TV Brasil Central também fará parte dessa iniciativa, exibindo os episódios do documentário sobre JK nos dias 20 e 27 de abril, às 22h30. Esta colaboração entre a TV Brasil Central e a TV Cultura resulta na retransmissão exclusiva do sinal da Rede Cultura em todo o estado de Goiás.
Reginaldo Júnior, presidente da ABC, destaca a coincidência entre o lançamento do documentário e o aniversário de 64 anos da inauguração de Brasília, em 21 de abril, enfatizando a importância desse evento para Goiânia e Goiás.
“JK, o Reinventor do Brasil” é um documentário que narra a história de Juscelino Kubitschek, o 21º presidente do Brasil, cujo mandato foi de 1956 a 1961. Responsável pela construção de Brasília, sua gestão acelerou o desenvolvimento da Região Centro-Oeste e a interiorização do Brasil.
Dirigido por Jarbas Agnelli, com roteiro de Fernando Rodrigues, o documentário apresenta a trajetória de JK desde sua origem humilde em Diamantina (MG) até sua ascensão à presidência. Sua gestão foi marcada pela modernização do país, com a construção da capital Brasília, a abertura de estradas e a industrialização, trazendo um clima de otimismo à nação.
Apesar de não ter sido reeleito em 1965 devido ao golpe militar que encerrou a democracia na época, o legado de JK perdura até os dias de hoje, especialmente em Goiás, onde sua visão resultou na criação da nova capital federal.