Os maiores anúncios da Apple em seu evento de iPad: tela mais brilhante, chips mais rápidos e o Pencil Pro

CUPERTINO, Califórnia (AP) – A Apple revelou na terça-feira sua próxima geração de iPad Pros e Airs – modelos que contarão com processadores mais rápidos, novos tamanhos e um novo sistema de exibição como parte da primeira atualização da empresa em sua linha de tablets em mais de um ano. ano.

A vitrine na sede da Apple em Cupertino, Califórnia, ocorre depois que a empresa divulgou seu maior declínio trimestral nas vendas do iPhone desde o início da pandemia, aprofundando uma queda que está aumentando a pressão sobre a empresa criadora de tendências para melhorar seus produtos. A Apple deverá causar um impacto muito maior no próximo mês, durante uma conferência anual dedicada à versão mais recente de seus sistemas operacionais para iPhones, iPads e computadores Mac – software que os analistas esperam que contenha mais tecnologia de inteligência artificial.

Ambas as linhas de novos iPads acrescentam recursos, mas ajustaram os preços para corresponder. O iPad Pro apresenta um novo design mais fino, um novo processador M4 para maior poder de processamento, armazenamento ligeiramente atualizado e incorpora painéis OLED duplos para uma tela mais brilhante e nítida. Os preços foram aumentados para corresponder às suas novas ofertas, com o modelo de 11 polegadas custando US$ 999 e o modelo de 13 polegadas custando US$ 1.299.

O novo iPad Air tem o chip M2 mais rápido, possui um novo design, mais armazenamento básico, uma nova opção de tela de 13 polegadas e uma câmera recentralizada. Também suportará o uso do novo Apple Pencil Pro, função anteriormente exclusiva dos modelos Pro. A tela de 11 polegadas será vendida por US$ 599, enquanto o novo modelo de 13 polegadas custará US$ 799.

No entanto, a Apple anunciou uma redução de preço para seu iPad de 10ª geração, que agora será vendido por US$ 349, abaixo dos US$ 449.

A Apple está tentando aumentar a demanda por iPads depois que as vendas de tablets caíram 17% em relação ao ano passado, durante o período de janeiro a março. Depois de sua estreia em 2010 ter ajudado a redefinir o mercado de tablets, o iPad tornou-se um contribuidor menor para o sucesso da Apple. Atualmente representa apenas 6% das vendas da empresa.

“As melhorias eram necessárias e previsíveis, de uma forma de manutenção, e podem ajudar a estancar parte da perda de receita nessa linha de produtos”, disse Dipanjan Chatterjee, analista da Forrester Research, sobre os novos iPads. “Mas não é nada para ficar muito animado.”

Todos os novos modelos estarão disponíveis nas lojas a partir de 15 de maio, com pré-encomendas a partir de terça-feira.