Meta anuncia lucro recorde e dispara em Wall Street com aposta agressiva em inteligência artificial

A Meta Platforms, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta quarta-feira (31) um lucro recorde no segundo trimestre de 2025, impulsionado pelo crescimento da publicidade digital alavancada por ferramentas de inteligência artificial (IA). As ações da empresa saltaram 10% no pós-mercado, após a divulgação dos resultados.

A receita da Meta atingiu US$ 47,52 bilhões, superando a expectativa de analistas (US$ 44,80 bilhões), segundo a LSEG. O lucro por ação foi de US$ 7,14, acima da previsão de US$ 5,92. Para o terceiro trimestre, a empresa projeta receita entre US$ 47,5 bilhões e US$ 50,5 bilhões, refletindo otimismo contínuo com o desempenho do setor publicitário, apesar de incertezas econômicas globais e disputas comerciais envolvendo tarifas.

Aposta bilionária em IA

O CEO Mark Zuckerberg tem direcionado investimentos maciços para posicionar a Meta como protagonista na corrida da inteligência artificial. A empresa elevou sua previsão de despesas de capital para até US$ 72 bilhões em 2025, e alertou que os gastos devem crescer ainda mais em 2026. Os recursos têm sido direcionados à construção de supercentros de dados, contratação de engenheiros e parcerias com startups como a Scale AI, na qual a Meta investiu US$ 14,3 bilhões recentemente.

Zuckerberg também está promovendo uma disputa por talentos no setor, com pacotes de mais de US$ 100 milhões para atrair pesquisadores de ponta. A Meta tem intensificado o desenvolvimento de produtos como Reels, Threads e ferramentas de anúncios com IA, além de acelerar a monetização do WhatsApp.

Publicidade com IA sustenta crescimento

Segundo analistas, a estratégia está funcionando: o uso de IA tem melhorado a segmentação e desempenho dos anúncios, fortalecendo a principal fonte de receita da empresa. “A IA tem sido decisiva para manter a Meta como líder em publicidade digital, mesmo com o cenário global incerto”, destacou a analista Minda Smiley, do eMarketer.

A Meta também lançou recentemente uma ferramenta que transforma imagens em vídeos publicitários automaticamente, dentro do pacote Advantage+. A tendência, segundo o mercado, é que o Instagram continue puxando o crescimento, com Reels superando outras plataformas como TikTok e YouTube Shorts em participação publicitária nos EUA.

Desafios regulatórios

Apesar dos bons números, a Meta enfrenta pressões regulatórias nos Estados Unidos. A empresa está sendo processada por supostas práticas monopolistas envolvendo o Instagram e o WhatsApp. O julgamento está previsto para o fim do ano, e pode forçar mudanças profundas na estrutura do conglomerado.

Ainda assim, Zuckerberg reforçou seu compromisso com a inovação. “Estamos apenas começando. Acreditamos que a inteligência artificial pode transformar não só nossos produtos, mas a sociedade como um todo”, disse em comunicado.