Operação da Polícia Civil de Goiás e Ficco Desarticula Grupo Suspeito de Tráfico de Drogas

Operação contra o tráfico de cocaína realizada pela Polícia Civil de Goiás, com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (Ficco), está em andamento nesta terça-feira (30/4), mirando suspeitos em Goiás e no Mato Grosso (MT). Mais de 60 policiais estão envolvidos no cumprimento de 18 mandados judiciais, sendo 14 de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva, nas cidades de Rio Verde e Santa Helena de Goiás.

A operação, realizada em conjunto com a Polícia Civil (PC), abrange as cidades de Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Cáceres (MT), Mirassol D´Oeste (MT) e Porto Espiridião (MT). Mais de 60 policiais estão empenhados no cumprimento das ordens judiciais.

Essa ação é um desdobramento de operações anteriores. No último dia 18, por exemplo, um caminhoneiro foi detido transportando mais de 400 quilos de cloridrato de cocaína, em Rialma. A droga, com valor estimado em R$ 80 milhões, foi descoberta em um compartimento oculto do veículo durante uma abordagem na BR-153 com a GO-336, no norte goiano.

O delegado responsável pela operação destacou que as organizações criminosas têm alterado suas rotas, direcionando-as para países não produtores de drogas, a fim de evitar apreensões nas fronteiras. A partir de países como o Paraguai, a droga é enviada para Goiás, passando por outros estados como Mato Grosso.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás é composta por diversos órgãos, incluindo a Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PCGO), Polícia Militar (PMGO), Polícia Penal (PPGO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e tem como objetivo principal reprimir as ações de grupos criminosos no Estado de Goiás.