Procon Goiás Fecha o Cerco Contra Empresas de Consórcio Suspeitas em Goiânia

Fiscais do Procon Goiás tomaram medidas enérgicas ao interditar duas empresas de consórcio em Goiânia na segunda-feira, 18 de setembro. A ação veio em resposta a denúncias de consumidores que buscavam adquirir veículos por meio de financiamento.

Em um dos casos, um consumidor relatou ter realizado um pagamento de R$25 mil, acreditando que estava efetuando a entrada para a compra de um veículo. Posteriormente, ele foi surpreendido ao descobrir que estava, na verdade, ingressando em um consórcio, uma informação que não havia sido devidamente comunicada pelo vendedor durante a negociação.

Assim como ocorreu com as empresas previamente interditadas, esses consumidores foram atraídos por anúncios em redes sociais, sem terem consciência de que se tratava de um consórcio. Durante a ação de interdição, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, destacou o compromisso do órgão na proteção dos direitos dos consumidores e enfatizou a firmeza na repressão das empresas que agem de má-fé para ludibriar a população.

Levy Rafael afirmou: “Continuaremos a combater firmemente essas empresas oportunísticas que se aproveitam da vulnerabilidade e da ingenuidade dos consumidores. Além de nossas medidas repressivas, concentraremos nossos esforços em campanhas de conscientização para prevenir esses tipos de golpes”.

A empresa localizada na Vila Resende seguia o mesmo padrão de conduta das demais. Os consumidores eram atraídos por conteúdos patrocinados, principalmente no Facebook, e induzidos a acreditar que estavam negociando um financiamento legítimo, com a promessa de adquirir o bem após o pagamento da entrada.

Ambas as empresas foram autuadas e interditadas devido a crimes contra as relações de consumo, e agora têm 20 dias para apresentar suas defesas junto ao Procon Goiás. Até o momento, já somam 22 as empresas de consórcio fechadas pelo órgão somente este ano.

Para qualquer consumidor que se sinta lesado e deseje apresentar uma denúncia, os canais de contato do Procon Goiás são os seguintes: telefone 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou o Procon Web, acessível pela internet.