Theatro Sebastião Pompeu de Pina, em Pirenópolis (GO) oferece programação cultural gratuita em janeiro

Os cursos, oficinas, espetáculos e shows são voltados para crianças, jovens e adultos e as vagas são limitadas

O governo de Goiás e o Sesc realizam intensa programação cultural gratuita no Theatro Sebastião Pompeu de Pina, em Pirenópolis (GO), ao longo do mês de janeiro com atrações voltadas para públicos de todas as idades. A agenda reúne cursos formativos, oficinas artísticas, espetáculo teatral e grandes shows musicais, reforçando o compromisso do espaço com a formação cultural, o acesso à arte e a valorização de diferentes linguagens artísticas.

 

A programação começa com o curso “Corpo e Expressão”, comandados pelo ator e educador Gil Tobias, para crianças, jovens e adultos, promovendo experiências imersivas no universo teatral. Para o público infantil, de 6 a 11 anos, o curso acontece de 12 a 15 de janeiro, das 9h às 11h, e propõe atividades lúdicas como brincadeiras, jogos cooperativos, contação de histórias e exercícios de expressão corporal e vocal. A iniciativa estimula criatividade, imaginação, comunicação, coordenação motora e autoconfiança em um ambiente acolhedor e respeitoso.

Já a versão juvenil, para adolescentes de 12 a 15 anos, ocorre no mesmo período, das 14h às 16h, oferecendo aos adolescentes um primeiro contato prático com técnicas teatrais por meio de jogos, exercícios corporais e vocalização, fortalecendo a expressividade, o trabalho em equipe e a autoconfiança.

Aos interessados a partir de 16 anos, o curso acontece de 12 a 15 e de 19 a 22 de janeiro, das 18h às 20h. A proposta é introduzir os participantes ao universo das artes cênicas por meio de jogos teatrais, improvisação, consciência corporal e expressão vocal, estimulando criatividade, comunicação e autoconhecimento. As inscrições para os cursos são gratuitas, devem ser realizadas via Sympla, e as vagas são limitadas. (sympla.com.br/produtor/sescgo)

O curso de Musicalização Infantil, ministrado por Daniel Vieira, é voltado para crianças de 4 a 7 anos e acontece nos dias 13, 15, 20, 22 e 27 de janeiro. São duas turmas: uma matutina, das 9h às 11h, e outra vespertina, das 15h às 17h. A atividade promove o contato inicial com a música de forma lúdica, estimulando sensibilidade sonora, coordenação motora e criatividade. As inscrições são gratuitas e possuem vagas limitadas por turma, que também devem ser feitas pelo Sympla.

No dia 18 de janeiro, às 18h, o público poderá conferir o espetáculo “Cartas do Vô Chico”, da Catavento Cia Circense. Com classificação livre, a peça mistura teatro, dança e circo para contar a história de Lúcia Valentina, uma jovem que descobre cartas antigas de seu avô, um ex-artista circense desaparecido. A montagem conduz o público por um universo de magia, música e emoção, abordando temas como família, amor e autoaceitação.

Complementando a programação circense, no dia 19 de janeiro, das 18h às 22h, acontece a oficina “A Natureza do Malabarismo”, também com a Catavento Cia Circense. Voltada para maiores de 16 anos, a atividade apresenta o malabarismo como ferramenta pedagógica, estimulando coordenação, criatividade, memória, autonomia e convivência coletiva por meio de jogos corporais e criação de movimentos.

A programação musical traz dois shows. No dia 30 de novembro, às 20h, o público poderá prestigiar o show da cantora Nega Si, artista que se destaca pela força, identidade e valorização da cultura periférica e afro-brasileira. Com influências do samba e do pop, Nega Si promete uma apresentação potente e emocionante.

“Com essa nova gestão, o teatro de Pirenópolis se transforma em um verdadeiro ponto de cultura. Mais do que uma agenda, estamos oferecendo uma programação que traduz a riqueza da arte e da identidade goiana, com apresentações e formações artísticas. O teatro se tornou um espaço plural e acessível a moradores e turistas”, pontua o secretário da Retomada, César Moura.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, “o Theatro de Pirenópolis é um património histórico valiosíssimo e graças à parceria com o governo do Estado, estamos movimentando esse local precioso para a cultura pirenopolina e, consequentemente, mostrando aos moradores e visitantes da cidade a relevância da nossa arte”, frisa.

Segundo o diretor regional do Sesc Goiás, a população e os turistas terão a chance de vivenciar experiências artísticas incríveis e variadas de maneira totalmente gratuita. “Gostaria de convidar a comunidade local e os visitantes de Pirenópolis a prestigiarem essa programação linda preparada com muito carinho, que fortalece o nosso gosto pela arte e nos inspira a valorizar a nossa cultura”, destaca.

 

📝Serviço:
Governo de Goiás e Sesc oferecem programação cultural gratuita no Theatro Sebastião Pompeu de Pina

🗓️ Data: de 12 a 30 de janeiro
⏰ Hora: Ver conforme programação
📍Local: Theatro Sebastião Pompeu de Pina – Pirenópolis (GO)
🗺️ Endereço: Rua Comendador Joaquim Alves, nº 15 – Centro
🎟️ Entrada gratuita (retirada de ingressos e inscrições via Sympla, conforme cada atividade) sympla.com.br/produtor/sescgo
🔗 Mais informações: instagram.com/teatrodepirenopolis
goias.gov.br/ocupagoias
sescgo.com.br