
Trump chama Paul Krugman de “vagabundo perturbado” após críticas a tarifas comerciais
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou o economista ganhador do Prêmio Nobel Paul Krugman, chamando-o de “vagabundo perturbado” em uma publicação no Truth Social na noite de domingo (10). A declaração veio após Krugman criticar o regime tarifário implementado pelo republicano.

EPA
Trump acusou o ex-colunista do The New York Times de errar repetidamente em suas previsões econômicas desde 2016, afirmando que, ao contrário das análises de Krugman, “todos os mercados” atingiram recordes históricos durante seu governo. “As pessoas ficaram de fora do ‘MELHOR MERCADO DA HISTÓRIA’ por causa desse vagabundo perturbado anti-Trump. Processem-no!”, escreveu o ex-presidente.
@realDonaldTrump/TruthSocial
As críticas de Trump ocorreram após Krugman, que deixou o Times no fim de 2024 após mais de duas décadas, publicar no seu novo Substack um artigo em que classifica a maioria das tarifas impostas por Trump como “claramente ilegais”. O economista acusou o republicano de reverter “90 anos de reduções tarifárias” e disse que a política comercial representa uma “guerra de classes contra americanos de baixa e média renda em benefício dos mais ricos, especialmente o 10% do topo da distribuição de renda”.
As tarifas mais altas, variando de 10% a 50% sobre dezenas de parceiros comerciais, entraram em vigor na última semana.