Tragédia no Montblanc du Tacul: Dois Alpinistas Bascos Morrem Após Queda de 100 Metros

Dois alpinistas, naturais de Guipúscoa, no País Basco, morreram na tarde desta quarta-feira ao caírem do topo do Montblanc du Tacul, uma montanha de 4.248 metros nos Alpes franceses. De acordo com informações da emissora France Bleu, os montanhistas, de 26 e 27 anos, estavam descendo pela rota usual do corredor Gervasutti quando o acidente aconteceu.

As autoridades acreditam que os alpinistas caíram de uma altura de aproximadamente 100 metros após a corda que os conectava se desenrolar. Um terceiro montanhista, também de Guipúscoa, estava com eles, mas escapou ileso. Apesar de não ter se ferido, ele está profundamente abalado pelo acidente.

O Pelotão de Gendarmeria de Alta Montanha informou que o acidente ocorreu em uma área considerada estável em termos de avalanches, mas que tem se tornado cada vez mais perigosa devido à queda de seracs – grandes blocos de gelo que se rompem e podem provocar acidentes fatais.

Os corpos dos dois montanhistas foram resgatados e transportados de helicóptero para a sede da Gendarmeria de Alta Montanha em Chamonix, na capital dos Alpes franceses, onde serão submetidos a procedimentos legais e entregues às famílias.