Coragem Sob Pressão: Jornalistas Mantêm Profissionalismo em Meio ao Caos do Terremoto

O poderoso terremoto que atingiu Taiwan na quarta-feira foi captado pelas câmeras de uma redação durante uma transmissão ao vivo. Enquanto o terremoto acontecia, as apresentadoras continuaram falando e fornecendo notícias enquanto o estúdio era visivelmente sacudido e as luzes balançavam violentamente acima delas.

A corajosa atitude das apresentadoras rapidamente chamou a atenção nas redes sociais, onde foram admiradas pela determinação mesmo em condições tão adversas para trabalhar.

Além da óbvia questão de sua segurança pessoal, é perceptível em ambos os casos as dificuldades enfrentadas pela jornalista da cadeia Set TV, enquanto sua colega, que continua falando debaixo de um conjunto de luzes que balança perigosamente sobre sua cabeça, precisa se apoiar na tela atrás dela para manter o equilíbrio.

O maior terremoto a atingir Taiwan em pelo menos 25 anos deixou nove mortos e mais de 900 feridos, enquanto 50 trabalhadores que viajavam em minivans para um hotel em um parque nacional estavam desaparecidos.

Alguns prédios inclinaram-se em ângulos perigosos no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, perto do epicentro do terremoto de magnitude 7,2, que ocorreu perto da costa por volta das 8h locais (00h00 GMT) e provocou deslizamentos de terra massivos. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 15,5 quilômetros (9,6 milhas), enquanto as pessoas se dirigiam para o trabalho e para a escola, desencadeando um alerta de tsunami para o sul do Japão e Filipinas, que foi posteriormente cancelado.

As nove mortes ocorreram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto. Além disso, os bombeiros informaram que mais de 934 pessoas ficaram feridas pelo terremoto, sem especificar a gravidade.

“Todo estava tremendo violentamente. Quadros na parede, a televisão e o móvel de bebidas caíram”, disse um morador da cidade de Hualien à televisão local Set TV. Na cidade portuária, situada na costa leste de Taiwan, dois prédios desabaram devido ao tremor, conforme relataram os bombeiros, que temem que pessoas estejam presas entre os escombros.

Um depósito em New Taipei City, ao norte, também desabou, mas o prefeito explicou que 50 pessoas foram resgatadas vivas dos escombros.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou que o terremoto de quarta-feira teve uma magnitude de 7,4 e ocorreu pouco antes das 08:00 locais. O epicentro foi localizado a 18 quilômetros ao sul de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km.

“O terremoto foi próximo à superfície e é raso. Foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas (…) É o mais forte em 25 anos”, declarou Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico de Taiwan.

Em setembro de 1999, um terremoto de magnitude 7,6 matou cerca de 2.400 pessoas em Taiwan, ainda sendo o desastre natural mais mortal na história deste território.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu coordenação entre as agências locais e centrais e anunciou que o exército iria fornecer apoio nas operações de resgate e assistência. As rigorosas regulamentações de construção e a conscientização social sobre esse tipo de desastre parecem ter evitado uma catástrofe maior em Taiwan, que é regularmente afetada por terremotos devido à sua localização entre duas placas tectônicas.