
Colisão de Helicópteros Militares na Malásia Causa Tragédia durante Treinamento
Duas aeronaves militares da Malásia colidiram no ar e caíram durante uma sessão de treinamento na terça-feira, resultando na morte de todas as 10 pessoas a bordo e ferindo um nadador em uma piscina, informaram as autoridades.
Os helicópteros estavam em ensaio em uma base naval no estado norte de Perak para a celebração do 90º aniversário da marinha quando ocorreu o acidente, disse a marinha em um comunicado breve.
“Todas as vítimas foram confirmadas mortas no local”, afirmou. Um vídeo circulando nas redes sociais, supostamente do incidente, mostra vários helicópteros voando baixo em formação.
Um dos helicópteros desvia para o lado e atinge o rotor de outro helicóptero, fazendo com que ambos caiam e se choquem. Um policial local, que preferiu não ser identificado porque não está autorizado a falar com a mídia, confirmou que as imagens são genuínas.
Os dois helicópteros ficaram completamente destruídos. Ele disse que a marinha iniciará imediatamente uma investigação para encontrar a causa do incidente.
Sete dos membros da tripulação mortos estavam a bordo de um helicóptero de operações marítimas AW139, disse a marinha.
Essa aeronave é produzida pela AgustaWestland, uma subsidiária da empresa italiana de defesa Leonardo. Os outros três estavam em um helicóptero leve Fennec, fabricado pelo conglomerado multinacional de defesa europeu Airbus.
O ministro da Defesa, Mohamed Khaled Nordin, disse que a celebração do aniversário neste sábado será cancelada e substituída por orações de sexta-feira pelas vítimas.
Khaled disse que os dois helicópteros estavam entre os sete em ensaio quando ocorreu a colisão. Um deles caiu em um campo de esportes vazio, enquanto outro mergulhou em uma piscina próxima.
Ele acrescentou que um nadador ficou ferido depois de ser atingido por destroços da aeronave.