Grande Encontro de Folia e Catira reúne mais de cinco mil pessoas em Campinas

No último domingo (28/1), a Praça da Igreja Matriz de Campinas foi palco do 21º Encontro de Folia e 7º Encontro de Catira, promovidos pela Prefeitura de Goiânia. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), contou com a participação entusiasmada de mais de cinco mil pessoas, que se reuniram para celebrar as tradições culturais e religiosas.

Ao todo, 29 grupos de Folia de Goiânia, representando diversas cidades do interior de Goiás, marcaram presença, juntamente com dois grupos de catira e duas orquestras de violeiros. Este ano, o encontro teve como tema “O Presépio: Berço do amor”, buscando inspirar as pessoas a manterem o verdadeiro sentido do Natal ao longo de todo o ano.

O capitão da Companhia de Reis do Jardim das Aroeiras, Miguel Prudêncio Vilela, compartilhou sua emoção ao participar do evento: “Desde quando começou, o nosso grupo participa. Desta vez, viemos em 25 pessoas. Vem a família inteira. Minha folia é uma escola e nós ensinamos aos jovens e passamos a tradição de geração pra geração. A Prefeitura faz esse encontro, reúne gente que ama e é devoto de Reis de verdade. Fico muito feliz em ver esse tanto de gente aqui. Não podemos deixar isso acabar. É folclore brasileiro, é cultura, é amor, é fé. Tem que ensinar para as crianças e seguir em frente”, ressaltou.

O casal Valter Machado e Cláudia Alves, que não perde um ano da Folia de Reis, destacou a importância de manter viva essa tradição: “Faz parte da nossa cultura, aprendi a gostar com meu pai. Temos que manter viva essa tradição tão bonita. Trouxemos parentes de fora pra conhecer pela primeira vez e eles estão adorando. É muito importante pra gente aproveitar e celebrar juntos”, afirmou Valter.

Moradora de Campinas desde a adolescência, Wanda Gomes, de 73 anos, acompanha a Folia de Reis desde as primeiras edições do encontro: “Parabéns para a Prefeitura pela realização dessa linda festa. Pra mim, hoje é um dia de muita alegria, festa no meu coração. Ver todo esse povo aqui, tantas folias, lembro do meu pai, dos meus avós. É realmente muito lindo”, compartilhou a aposentada.

Além das folias, os grupos de catira também foram destaque no evento. Nayara Nunes, coordenadora do Grupo de Catira Nunes, expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do encontro: “Já tem 25 anos que temos o grupo e fazemos por amor, por paixão, e nosso maior objetivo é não deixar a nossa cultura morrer. Que bom termos apoio público para isso”, declarou.