Goiânia: Mabel reúne base e apresenta pacote com sete projetos antes do recesso da Câmara

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniu nesta quarta-feira (2/7) com 26 vereadores da base para alinhar projetos que serão enviados à Câmara Municipal. Ao todo, são sete propostas, quatro delas voltadas ao funcionalismo público. Entre as medidas estão o reajuste do piso dos professores, a data-base, o bônus para servidores administrativos da educação e a retomada do vale-alimentação para plantonistas da saúde.

Mabel explicou que ficou acertado com o SindiGoiânia que o piso dos professores será reajustado em duas etapas: 3% em julho e 3,27% em setembro. “Na educação, aplicamos o reajuste de 6,27% para toda a base, não apenas para quem ganha o piso”, afirmou. Também destacou que a data-base para todo o funcionalismo será paga a partir de setembro.

O prefeito confirmou ainda o pagamento de bônus de R$ 850 em julho para servidores administrativos da Rede Municipal de Educação, em substituição ao auxílio-locomoção, que não é repassado durante as férias. Além disso, será retomado o vale-alimentação para plantonistas da saúde, cortado em 2023. “O valor é fixo e igual para todos”, ressaltou.

O presidente da Câmara, Romário Policarpo, destacou a importância de antecipar o diálogo. “Quando a Prefeitura apresenta a pauta antes, evitamos discussões maiores depois. Nossa prioridade são os projetos que tratam dos benefícios aos servidores, para aprovação antes do recesso. Os demais serão analisados em agosto”, explicou.

Além das propostas voltadas aos servidores, também foram discutidas medidas para atualização do Código Tributário, custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e ajustes na Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs). De acordo com Mabel, os textos estão em fase final e serão enviados em breve.

Além do presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo, participaram do encontro os parlamentares: Anselmo Pereira, Bessa, Bruno Diniz, Coronel Urzeda, Daniela da Gilka, Denício Trindade, Dr. Gustavo, Geverson Abel, Henrique Alves, Igor Franco, Isaías Ribeiro, Leia Klebia, Léo José, Lucas Kitão, Markin Goyá, Oséias Varão, Pedro Azulão Júnior, Ronilson Reis, Rose Cruvinel, Sargento Novandir, Tião Peixoto, Thialu Guiotti, Welton Lemos, William do Armazém e Willian Veloso. Também compuseram a mesa, a secretária de Governo, Sabrina Garcêz; o chefe de Gabinete, Thiago Ferreira; o secretário de Fazenda, Valdivino Oliveira; e o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) — Prefeitura de Goiânia