Noah Lyles Supera COVID-19 e Conquista Bronze nos 200 Metros nas Olimpíadas
Na manhã de terça-feira, Noah Lyles acordou sentindo que algo estava errado, não relacionado à dor física da vitória nos 100 metros no domingo, que marcou o primeiro ouro dos EUA na prova em 20 anos. Após acordar os médicos, Lyles descobriu que havia testado positivo para COVID-19. Apesar do diagnóstico, o atleta não considerou desistir da final dos 200 metros, realizada na quinta-feira.
Na competição, Lyles enfrentou desafios adicionais devido aos efeitos da doença, culminando com a conquista da medalha de bronze. Após a corrida, exausto, Lyles caiu no chão e precisou ser auxiliado por uma cadeira de rodas para deixar o Stade de France. O ouro foi para Letsile Tebogo, de Botsuana, com um tempo impressionante de 19,46, e a prata para Kenneth Bednarek, também da equipe dos EUA, com 19,62.
“Meu primeiro pensamento foi não entrar em pânico, já estive em situações piores”, disse Lyles, que competiu usando uma máscara e se esforçou para manter a hidratação e seguir as recomendações de quarentena. “Isso definitivamente cobrou seu preço, mas nunca estive tão orgulhoso de mim mesmo por conseguir ganhar uma medalha de bronze”, acrescentou, referindo-se à sua decepção anterior com o mesmo resultado na última Olimpíada.
Antes da corrida, Lyles parecia energizado ao ser anunciado, emergindo do túnel com vigor. No entanto, após a competição, foi encontrado sendo atendido no posto médico, onde sua mãe, Keisha Caine Bishop, confirmou o diagnóstico de COVID-19, como relatado por Lewis Johnson, da NBC.
Apesar do desafio, Lyles mostrou resiliência. Sua semana olímpica começou com um triunfo emocionante na corrida de 100 metros e continuou com a qualificação para a final dos 200 metros. Havia expectativas de que ele participasse no revezamento 4×100, substituindo Kyree King ou Courtney Lindsey, mas seu estado de saúde poderia alterar esses planos.
A trajetória de Lyles nestas Olimpíadas é um testemunho de sua determinação e habilidade em superar adversidades, mantendo-se competitivo no mais alto nível, mesmo sob circunstâncias desafiadoras.