
Hugo Calderano vence número 2 do mundo e faz história ao alcançar final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa
O brasileiro Hugo Calderano escreveu um capítulo histórico para o esporte nacional na madrugada deste sábado (19), ao vencer o chinês Wang Chuqin por 4 sets a 3 e garantir vaga na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada em Macau, na China.
Com parciais de 14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10, Calderano conquistou a virada após estar perdendo por 3 a 1 e salvou um match-point no último set. O feito é inédito para o Brasil e para qualquer atleta fora do eixo Europa-Ásia, as duas regiões tradicionalmente dominantes no tênis de mesa mundial.
Final contra o número 1
Na decisão, marcada para este domingo (20), às 9h15 (horário de Brasília), Calderano enfrentará o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking mundial. Será o maior desafio da carreira do carioca de 27 anos, que já havia garantido, ao alcançar a semifinal, o melhor resultado de um brasileiro na história da competição.
Durante sua campanha, Calderano superou três japoneses consecutivamente, incluindo Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo, nas quartas de final. Com a classificação à final, já assegurou ao menos a medalha de prata — também um feito inédito para o país.
A trajetória de Calderano em Macau reforça seu nome entre os grandes do esporte e coloca o Brasil no radar da elite do tênis de mesa internacional.