Edival Pontes, o Netinho, Conquista Medalha de Bronze no Taekwondo nas Olimpíadas de Paris
Edival Pontes, conhecido como Netinho, alcançou um feito memorável ao conquistar a medalha de bronze no taekwondo, categoria até 68 kgs, nas Olimpíadas de Paris nesta quinta-feira (09). O atleta brasileiro venceu o espanhol Javier Pérez Polo por 2 a 1 em uma disputa acirrada pelo terceiro lugar.
Sua jornada até o pódio não foi fácil. Netinho foi derrotado nas oitavas de final pelo jordaniano Zaid Kareem, mas encontrou uma segunda chance na repescagem, onde superou o turco Hakan Recber. Este confronto teve um sabor especial de revanche para o brasileiro, já que havia sido derrotado por Recber nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“Eu estava muito confiante de que quem passasse ali naquela primeira luta iria até a final. Nos mantivemos concentrados, confiamos no jordaniano (Zaid Kareem), que é um fenômeno do taekwondo e que chegaria na final. Graças a Deus a gente conseguiu. Lutei com o turco, para quem eu tinha perdido em Tóquio, então teve também essa revanche, e está sendo muito especial esse bronze”, declarou Netinho após sua vitória.
Com essa conquista, Netinho entra para a história como o terceiro brasileiro a medalhar no taekwondo em Olimpíadas, juntando-se a Natália Falavigna, que conquistou o bronze em Pequim 2008 na categoria -67kg, e Maicon Siqueira, que também ganhou o bronze na categoria +80kg nos jogos do Rio 2016. Esta medalha não apenas destaca a consistência de Netinho como atleta de elite, mas também sublinha a crescente presença do Brasil no cenário internacional do taekwondo.