Cineclube da Luluzinha: Valorizando o Cinema Feminino Goiano

A partir da próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 19 horas, a Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, será palco das atividades do aguardado Cineclube da Luluzinha. Idealizado pela servidora técnico-administrativa da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e talentosa egressa do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras, Kely Carvalho, o projeto cultural tem como propósito promover e debater obras goianas e nacionais que tenham mulheres em posições fundamentais na sua realização.

A sessão de estreia, com entrada gratuita, será marcada pela exibição de dois filmes significativos: “Fome”, dirigido pela também egressa do curso de Cinema e Audiovisual, Amanda Ramoos, e “A falta dela”, dirigido por Joyci Viegas. Após a exibição, as realizadoras participarão de um debate enriquecedor, proporcionando ao público uma oportunidade única de interação com as mentes criativas por trás das obras.

Coordenação e Objetivos do Projeto

Kely Carvalho, coordenadora do Cineclube da Luluzinha, destaca a importância do projeto, que foi aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Em parceria com a jornalista e cineasta Aline Wilik, o projeto visa realizar encontros quinzenais para exibição de obras cinematográficas, com foco especial em produções goianas e nacionais que tenham, em seu núcleo de realização, pelo menos uma representante mulher nas áreas de roteiro, direção e produção executiva.

Após cada exibição, os participantes terão a oportunidade de participar de rodas de conversa, debates, análises e oficinas, enriquecendo ainda mais a experiência cinematográfica e promovendo a troca de ideias entre os amantes da sétima arte.

Fomentando o Audiovisual Feminino em Goiás

O Cineclube Luluzinha surge como uma iniciativa significativa para fomentar o audiovisual, especialmente no cenário goiano, ao colocar em destaque as obras de produção feminina. Com o intuito de impulsionar a representatividade e a capacitação de mulheres realizadoras, o projeto se propõe a contribuir ativamente para o fortalecimento do cinema feito por e para mulheres.

A comunidade cinematográfica e o público em geral estão convidados a participar deste movimento que busca celebrar e fortalecer a presença feminina nas diversas etapas da produção audiovisual. O Cineclube da Luluzinha promete ser um espaço vibrante para a apreciação do cinema e para a promoção de discussões que enriquecem a diversidade e a qualidade das produções cinematográficas goianas e nacionais.