Goiás Registra Crescimento Econômico Significativo, Superando a Média Nacional
A economia de Goiás destacou-se como a segunda que mais cresceu no Brasil nos últimos 12 meses, até junho de 2024, registrando um crescimento acumulado de 5,4%. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 1,6%. Os dados foram divulgados pelo Banco Central, por meio do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), que serve como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
De acordo com o Instituto Mauro Borges (IMB), a economia goiana apresentou um crescimento de 2,7% no acumulado do ano, enquanto a média nacional foi de 1,6%. Na comparação entre junho de 2024 e o mesmo mês de 2023, o estado registrou um aumento de 2,3%.
Goiás também alcançou, no primeiro semestre de 2024, o maior volume de produção já registrado para esse período em toda a série histórica.
O governador Ronaldo Caiado destacou o equilíbrio fiscal e a estrutura sólida do estado como fatores fundamentais para esse desempenho. “Goiás é um estado estruturado, com equilíbrio fiscal, que cumpre com seus compromissos, tem educação de qualidade, saúde e segurança pública, que é a melhor do país. Por isso, se transformou nesse polo de atração de novos investimentos”, afirmou.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o crescimento contínuo da economia goiana é resultado de investimentos estratégicos e da expansão de setores em ascensão. “Goiás segue se destacando entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. Os bons resultados são fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico”, ressaltou.
Esse cenário reflete a capacidade de Goiás de se consolidar como um importante polo econômico, atraindo investimentos e gerando crescimento sustentável em diferentes áreas.