Irmão mais velho de Liam e Noel Gallagher é acusado de estupro e outros crimes no Reino Unido

Paul Gallagher, irmão mais velho dos músicos Liam e Noel Gallagher, da icônica banda britânica Oasis, foi formalmente acusado de estupro, além de três agressões sexuais, três atos de estrangulamento intencional, comportamento coercitivo, duas ameaças de morte e agressão com lesão corporal, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (29) pela Polícia Metropolitana de Londres e confirmadas pela Crown Prosecution Service (CPS).

Os crimes teriam ocorrido entre 2022 e 2024, segundo o inquérito conduzido por Scotland Yard, responsável pelo policiamento da capital britânica. A suposta vítima está sendo acompanhada por oficiais especializados em atendimento a sobreviventes de violência sexual.

Paul Gallagher, de 59 anos, deverá comparecer ao Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, no próximo dia 27 de agosto. Até o momento, ele não se declarou culpado ou inocente.

Histórico familiar

Paul é o mais velho dos irmãos Gallagher, um ano mais velho que Noel e sete anos mais velho que Liam. Ele nunca fez parte oficialmente da banda Oasis, mas esteve próximo do grupo nos bastidores, atuando como DJ e fotógrafo. Desde 2004, reside no bairro de East Finchley, no norte de Londres, em um apartamento que teria sido comprado por Noel Gallagher para ele.

Apesar da forte ligação familiar e da convivência durante a juventude em Burnage, Manchester, não se sabe qual é a atual relação de Paul com os irmãos, que atualmente estão realizando uma aguardada turnê de reunião do Oasis, com ingressos esgotados e três apresentações marcadas no Estádio de Wembley.

Declarações oficiais

A promotora Cate Baccas, da Crown Prosecution Service, confirmou as acusações:

“Autorizamos a Polícia Metropolitana a indiciar Paul Gallagher por estupro e outras infrações após investigação. Ele enfrenta uma série de acusações, incluindo estupro, agressão sexual, estrangulamento intencional, comportamento coercitivo, ameaças de morte e agressão com lesão corporal.”

A CPS destacou ainda que os processos criminais agora estão oficialmente em andamento, e alertou para a necessidade de respeitar o direito a um julgamento justo:

“É fundamental que não haja comentários, reportagens ou compartilhamentos de informações nas redes sociais que possam comprometer a imparcialidade do processo.”

Repercussão

Até o momento, Liam e Noel Gallagher não se pronunciaram sobre o caso. A assessoria da banda também não respondeu aos questionamentos da imprensa internacional.


📌 Resumo do caso:

  • Acusado: Paul Gallagher, 59 anos, irmão de Liam e Noel Gallagher (Oasis)

  • Acusações: Estupro, agressões sexuais, estrangulamento intencional, comportamento coercitivo, ameaças de morte e agressão física

  • Período dos crimes: Entre 2022 e 2024

  • Audiência judicial: 27 de agosto de 2025, no Tribunal de Westminster

  • Estado atual: Processo criminal ativo. O réu não declarou sua defesa

  • Relacionamento com o Oasis: Irmão mais velho, mas sem envolvimento direto com a banda

Com informações NY Post