
Pecuária de Goiânia 2025 terá entrada gratuita e doações de alimentos como bilhete solidário
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou nesta terça-feira (6/5) do lançamento oficial da 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, a tradicional Pecuária de Goiânia. Realizada na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), a coletiva de imprensa reuniu autoridades estaduais e municipais, além de organizadores da festa, que neste ano será totalmente gratuita, em todos os 11 dias de evento.
Durante o anúncio, Sandro Mabel destacou o esforço conjunto para garantir a realização segura, organizada e acessível da festa, que deve reunir cerca de 500 mil pessoas. “Nós estamos com o governador Caiado e daremos todo apoio para o sucesso do evento. A nossa Guarda Civil está preparada e o trânsito será muito bem monitorado. A ideia é garantir uma festa alegre, tranquila e segura para todos”, afirmou o prefeito.
“Goiânia passou por momentos difíceis. A cidade estava suja, triste, com a saúde sem funcionar. Agora, a cidade começa a brilhar de novo e a pecuária de portões abertos é parte dessa virada”, completou, recomendando ainda que os visitantes priorizem o transporte coletivo ou por aplicativo para evitar congestionamentos e garantir mais segurança.
A festa ocorrerá entre os dias 15 e 25 de maio, no Parque de Exposições do Setor Vila Nova. Os visitantes poderão assistir a shows de artistas como Simone Mendes, Wesley Safadão, Amado Batista, Edson & Hudson, Luan Pereira, Pablo e Belo, entre outros, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
O vice-governador Daniel Vilela também participou do lançamento e ressaltou a importância da gratuidade e do apoio do governo estadual à estrutura da festa. “Essa é a festa mais tradicional do estado e, pela primeira vez, todos os dias serão de portões abertos. O Estado garante os serviços de segurança pública, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Militar, em parceria com a prefeitura e a SGPA. Eventos como este têm impacto cultural e também econômico. Um grande evento movimenta a economia, atrai turismo e gera receita”, destacou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto, lembrou que a gratuidade só foi possível graças às emendas impositivas de parlamentares estaduais. “Além do lazer, o evento gera emprego, renda e fortalece o setor agropecuário com estandes de empresas nacionais e multinacionais, trazendo inovação para o pequeno, médio e grande produtor. É uma festa democrática e cheia de oportunidades de negócio”, disse.
Juliano Carrilho, diretor da Bahrem Eventos, empresa responsável pela realização da festa ao lado da SGPA, falou sobre o caráter técnico e social da decisão de trocar a entrada por alimentos. “Foi um desafio ousado para a 78ª edição. A ideia é movimentar o barraqueiro, o ambulante, o estacionamento, a vizinhança, o pastel, o salgado, trazer a família. Diante da situação econômica do país, nossa aposta foi democratizar ainda mais a festa. A pecuária é patrimônio de todo goiano, a festa mais tradicional do estado, e precisava inovar. A troca por alimentos é uma forma de incluir e beneficiar a população. Agradeço a confiança da Câmara, da Prefeitura, do Governo do Estado e da Assembleia por acreditarem no nosso trabalho”, afirmou.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia