Passageiro abre porta de emergência em voo sul-coreano, causando pânico e ferimentos leves
Um passageiro a bordo de um voo sul-coreano abriu uma porta de emergência momentos antes de o avião pousar – provocando caos capturado em vídeo e pânico entre os 194 passageiros na cabine varrida pelo vento.
O Airbus A321 da Asiana Airlines estava prestes a pousar em Daegu após um voo da ilha de Jeju, no sul, na sexta-feira, quando o passageiro puxou a maçaneta da saída de emergência a uma altitude de cerca de 220 metros, disseram autoridades.
Alguns dos outros passageiros tentaram impedir que a pessoa chegasse à porta, mas ela se abriu parcialmente, espalhando o ar por toda a cabine enquanto pilotos aterrorizados agarravam seus apoios de braço.
Entre os 194 passageiros a bordo estavam vários atletas adolescentes que estavam a caminho de um evento esportivo de fim de semana em Ulsan.
Pelo menos uma dúzia de pessoas sofreram ferimentos leves no incidente angustiante antes do avião pousar com segurança, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Vários apresentaram sintomas de dificuldade respiratória e foram levados para um hospital local, informou Yonhap.
“Foi um caos, com as pessoas perto da porta parecendo desmaiar uma a uma e os comissários de bordo chamando por médicos a bordo através da transmissão”, disse um passageiro à agência de notícias local.
“Achei que o avião estava explodindo. Achei que ia morrer assim”, acrescentou o homem de 44 anos.
A mãe de um adolescente disse à agência de notícias: “As crianças estremeceram e choraram em pânico. Aqueles sentados perto da saída devem ter ficado mais chocados.”
O suspeito, identificado apenas como um homem de 30 anos, foi preso no Aeroporto Internacional de Daegu e confessou ter aberto a porta, mas não disse por que o fez, informou a CNN.
Testemunhas disseram à mídia local que o passageiro desequilibrado também tentou pular do avião.
“É difícil ter uma conversa normal com ele”, disse um funcionário, segundo a BBC. “Vamos investigar o motivo do crime e puni-lo.”
Geoffrey Thomas, especialista em aviação da Airline Ratings, descreveu o incidente como “muito bizarro”.
“Tecnicamente, não é possível abrir essas portas durante o voo”, disse ele à CNN.
Ele disse que ventos de cerca de 170 mph estariam passando pelo avião quando a porta foi aberta.
“Parece implausível que a porta possa ser aberta em primeiro lugar e depois contra a corrente de ar tecnicamente impossível, mas de uma forma ou de outra aconteceu”, acrescentou Thomas.
O Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte disse que um oficial de segurança da aviação verificaria se havia alguma anormalidade na manutenção do avião, informou a CNN.
Fonte: Ny Post