Jovens Talentos do Basileu França Representarão América Latina no Prix de Lausanne
Dois jovens talentosos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, Marcus Santos e Martina Tolaba, ambos com 15 anos, conquistaram duas das três vagas diretas disponíveis para a América Latina na pré-seleção do próximo Prix de Lausanne, considerado o “Oscar” do balé mundial. O evento está previsto para ocorrer de 2 a 9 de fevereiro de 2025, na Suíça, e os jovens viajarão com todas as despesas pagas.
A participação da escola pública goiana pode ainda se expandir. Antônia Manrique e Valentina Toscani, de 17 anos, avançaram para a final da seleção e terão seus vídeos revisados pelo Júri de Seleção do Prix de Lausanne no final de outubro. Além delas, outras cinco bailarinas (quatro brasileiras e uma argentina) também avançaram para a seleção final.
Defendendo o Título
A EFG Basileu França já chega ao Prix de Lausanne com um histórico vitorioso para defender. Em fevereiro deste ano, João Pedro dos Santos Silva, aluno da escola estadual de artes, conquistou o 1º lugar na edição 2024. Com apenas 15 anos, JP, como é conhecido, foi o único brasileiro na final da competição. Além de vencer, ele também foi o mais votado pelo público entre os 20 finalistas de 12 países diferentes, levando o Prêmio Melhor do Público.
Basileu França: Excelência em Balé
“A EFG Basileu França é uma das principais instituições de ensino profissionalizante em balé do mundo. Prova disso é que, desde 2023, nossos alunos já conquistaram 21 prêmios internacionais, o que garante a Goiás o reconhecimento que poucas escolas do mundo têm. E toda essa qualidade em uma escola pública e gratuita”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
O Basileu França é uma unidade da rede de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, é gerida, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG).
A conquista dos alunos da EFG Basileu França no Prix de Lausanne é um testemunho da dedicação e do talento dos jovens bailarinos, bem como da excelência da educação em artes proporcionada pela instituição.