Instagram implementa mudanças significativas no algoritmo para valorizar conteúdo original

O Instagram anunciou hoje (30) importantes alterações em seu algoritmo que terão um impacto direto nas contas conhecidas por realizarem repostagens de conteúdos, também conhecidas como contas “copia e cola”. O objetivo é destacar e valorizar perfis que compartilham conteúdos originais nas recomendações.

De acordo com o Instagram, as principais alvos dessas mudanças são as contas agregadoras de conteúdos, que baixam e repostam vídeos e fotos de terceiros em série, sem autorização do criador original. Usuários que realizarem esse tipo de atividade mais de 10 vezes em um intervalo de 30 dias serão penalizados.

As contas identificadas pelo algoritmo realizando repostagens acima do limite não serão recomendadas no feed principal e na seção Explorar durante 30 dias, conforme explicou a Meta, empresa proprietária do Instagram. Além disso, os conteúdos repostados serão substituídos pelas postagens originais nas recomendações, ampliando assim seu alcance.

Essa penalidade será aplicada mesmo que o perfil agregador mencione o autor no post. Isso afetará páginas de fãs de celebridades e aquelas que repostam fotos inspiradoras encontradas na plataforma. No entanto, as contas punidas poderão ser recomendadas novamente pela rede social após um mês.

Destaque para contas menores

Além dessas mudanças, que não afetarão contas com acordos de licenciamento ou permissão de compartilhamento dada pelos criadores originais, o Instagram também implementará um novo algoritmo de classificação. A intenção é proporcionar oportunidades iguais de crescimento para todos os criadores.

Para isso, o sistema de recomendações do Instagram começará a recomendar Reels de contas menores para uma parcela específica de usuários interessados nesses conteúdos. As postagens que obtiverem melhor desempenho serão exibidas para um público mais amplo, aumentando suas chances de viralização.

Atualmente, as sugestões são baseadas no engajamento com as postagens, o que, teoricamente, prioriza as publicações feitas por contas com grandes números de seguidores. Com essa nova abordagem, o Instagram busca nivelar o campo de atuação e dar a todos os criadores oportunidades equitativas de crescimento. Essas alterações serão implementadas nos próximos meses.