O Instagram destronou o TikTok como o aplicativo com mais downloads em 2023, à medida que o aplicativo de vídeo de propriedade da China enfrenta escrutínio dos reguladores dos EUA, com alguns legisladores alertando que ele representa uma ameaça à segurança.
O número total de downloads do aplicativo do Instagram cresceu 20% ano após ano em 2023, chegando a 768 milhões, de acordo com dados da Sensor Tower.
As estatísticas significam que o aplicativo de compartilhamento de fotos feito pela Meta é o mais baixado do mundo, conforme constatado pela empresa de inteligência de mercado, cujas descobertas foram reportadas anteriormente pelo Financial Times.
Enquanto isso, os downloads do TikTok aumentaram apenas 4%, para 733 milhões, no mesmo período.
“O Instagram superou o TikTok em adoção nos últimos anos, impulsionado pela popularidade de sua função de reels, juntamente com recursos e funções legados das redes sociais”, disse Abraham Yousef, gerente sênior de insights da Sensor Tower, ao veículo.
O gigante chinês de tecnologia ByteDance lançou o TikTok em 2016. Em 2018, após sua fusão de US$ 800 milhões com o site de mídia social de sincronização labial com sede em Xangai, Musical.ly, tornou-se o mais baixado nos EUA.
Nos primeiros seis meses de 2018, o TikTok foi baixado mais de 104 milhões de vezes apenas na App Store da Apple, de acordo com a Sensor Tower.
Até o COVID assolar a nação em 2020, a popularidade do TikTok explodiu.
No mesmo ano, o Instagram lançou os “reels” – uma função que permite aos usuários compartilhar clipes curtos – em uma tentativa de replicar a abordagem do TikTok em atrair milhões de consumidores da Geração Z, de acordo com o FT.
A vantagem do TikTok sobre o Instagram diminuiu incrementalmente em 2021 e 2022, antes de perder seu lugar como o aplicativo mais baixado no ano passado, quando os usuários ativos mensais do Instagram atingiram 1,47 bilhão, de acordo com a Senor Tower.
O Instagram recebeu 13 milhões de novos usuários ativos mensais – uma medida da eficácia das estratégias de marketing, experiência do cliente e retenção de consumidores – apenas nos últimos três meses de 2023.
No mesmo período, o TikTok viu 12 milhões de usuários deixarem a plataforma e encerrou 2023 com 1,12 bilhão de usuários ativos mensais.
Apesar de ter um público menor, os usuários do TikTok se envolvem com a plataforma em uma taxa mais alta do que aqueles no Instagram, de acordo com o FT.
Os usuários do TikTok passaram em média 95 minutos na plataforma no quarto trimestre de 2023, em comparação com 62 minutos no Instagram, 30 minutos no X e 19 minutos no Snapchat – principalmente por causa da capacidade única do TikTok de alimentar os usuários com conteúdo que atende às suas preferências, informou o FT.
O algoritmo do TikTok significa que qualquer um tem a oportunidade de se tornar viral – e rapidamente – atraindo assim criadores de conteúdo em busca de sucesso da noite para o dia com o Fundo de Criadores do aplicativo, que premia criadores elegíveis com até 40 centavos para cada 1.000 visualizações.
Isso significa que um criador parte do programa de pagamento cujo vídeo recebe 1 milhão de visualizações está prestes a receber um prêmio de US$ 400.000.
Enquanto isso, o Instagram não paga criadores por meio de um fundo da empresa e, em vez disso, fornece aos criadores a oportunidade de postar parcerias de marca e posts patrocinados a uma taxa de sua escolha, geralmente determinada por seus seguidores e taxa de engajamento.
Recentemente, o ex-presidente Donald Trump alertou que o TikTok, de propriedade chinesa, é uma ameaça à segurança nacional, citando a necessidade de proteger a privacidade e os direitos de dados do povo americano.
Trump se pronunciou enquanto a Câmara se prepara para votar legislação nesta semana que proibiria empresas como Apple e Google de oferecerem hospedagem na web do TikTok nos EUA ou disponibilizá-lo em suas lojas de aplicativos, a menos que a empresa-mãe ByteDance se desfaça dela dentro de 180 dias.
O presidente Joe Biden disse que assinaria um projeto de lei para proibir o TikTok se ele chegasse à sua mesa, em meio a preocupações contínuas sobre o uso de dados do aplicativo coletados de usuários dos EUA.
Legislação bipartidária que forçaria a ByteDance, vinculada ao governo chinês, a vender o TikTok já passou por uma votação unânime em um comitê da Câmara na semana passada – com os legisladores desafiando uma campanha de pressão total pelo aplicativo e usuários insatisfeitos para matar o projeto de lei.
O Comitê de Energia e Comércio da Câmara aprovou o projeto de lei Protegendo os Americanos de Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros por votação de 50 a 0 durante uma sessão de marcação.
Mais de 100 milhões de americanos usam o TikTok sozinhos, muitos dos quais têm menos de 30 anos, e relatos de que o governo chinês está roubando dados dos usuários do aplicativo levantaram preocupações entre os legisladores em Washington.
Em resposta, o TikTok criticou o projeto de lei como “uma proibição total” e disse que “atropelaria os direitos da Primeira Emenda de 170 milhões de americanos e privaria 5 milhões de pequenas empresas de uma plataforma na qual confiam para crescer e criar empregos”.
No entanto, usuários preocupados apontaram as exigências estranhas do aplicativo – como sua solicitação para que os usuários insiram suas senhas do iPhone para visualizar o conteúdo – como motivo pelo qual o TikTok pode estar supostamente espionando seus usuários baseados nos EUA.