Bailarino Goiano João Pedro Silva Conquista 1º Lugar no Prix de Lausanne

O talentoso bailarino goiano João Pedro dos Santos Silva, de apenas 15 anos, alcançou o 1º lugar no Prix de Lausanne, considerado o “Oscar” do balé mundial. A competição ocorreu na cidade de Lausanne, na Suíça, e a final foi realizada no último sábado (03/02).

João Pedro, conhecido como JP, é aluno da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França e foi o único brasileiro na final da competição. Além de conquistar o primeiro lugar, JP também recebeu o Prêmio Melhor do Público, sendo o mais votado entre os 20 candidatos finalistas de 12 países diferentes.

A premiação oficial acontecerá neste domingo (04), quando serão anunciadas as cinco renomadas escolas do mundo que oferecerão bolsas de estudo aos vencedores do Prix de Lausanne, permitindo que João Pedro escolha uma delas.

“Eu ainda não consigo acreditar que é real, porque sonhei chegar aqui um dia, desde que era criança, e esse dia chegou. Quero agradecer a todos que me apoiaram. Meus professores, minha família e o Governo de Goiás, por proporcionar o que tive nessa viagem. Estou muito feliz!”, declarou emocionado o talentoso bailarino.

Este é o 16º prêmio internacional de balé conquistado por estudantes da rede estadual de ensino profissionalizante desde 2023.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destaca o orgulho do governo pelos investimentos e dedicação de professores e alunos. “Estamos muito orgulhosos do João Pedro, que foi à Suíça mostrar ao mundo a capacidade dos goianos.”

João Pedro iniciou seus estudos na Escola do Futuro em Artes de Goiás Basileu França em 2020, buscando tornar-se um bailarino profissional. Desde então, tem acumulado importantes prêmios e reconhecimentos no mundo do balé, representando brilhantemente Goiás em competições internacionais.

A coordenadora de Dança do Basileu França, Simone Malta, ressalta que o prêmio é o reconhecimento da dedicação e do talento de João Pedro. “Estamos felizes e gratos pelo investimento do Governo de Goiás para que o Basileu França possa mostrar a sua arte nos palcos do mundo.”

João Pedro Silva é um exemplo do potencial artístico e cultural de Goiás, destacando-se em competições internacionais e trazendo prestígio para a cena do balé brasileiro.