Revelado: Submersível Titan da OceanGate sofreu danos por raio durante teste
Um novo vídeo surgiu do CEO da OceanGate, Stockton Rush, dizendo que o submersível Titan que matou ele e outras quatro pessoas no mês passado foi severamente danificado por um raio durante um mergulho de teste.
Rush, que pilotava o navio quando ele implodiu a caminho do naufrágio do Titanic, revelou o incidente de 2018 nas Bahamas durante uma entrevista com a empresa de tecnologia submarina Teledyne Marine, informou o Insider .
“Felizmente, não foi um ataque direto. Um ataque direto à fibra de carbono provavelmente nos tiraria totalmente”, disse ele na entrevista agora excluída, cujas cópias foram postadas no YouTube .
O vídeo original foi postado em agosto de 2020, de acordo com os metadados analisados pelo Insider.
Em uma postagem de 16 de maio de 2018 em sua conta no Instagram , a OceanGate disse que o Titan havia passado por testes em alto mar um mês antes, perto de Marsh Harbour, nas Bahamas.
“Na chegada, os componentes eletrônicos do submarino sofreram danos causados por raios que afetaram mais de 70% de seus sistemas internos”, disse a OceanGate no post. “Combinado com condições atipicamente tempestuosas e ventosas nas Bahamas, a equipe não conseguiu completar o primeiro mergulho de 4.000 metros pelo menos 45 dias antes da Expedição de Pesquisa do Titanic.”
Rush disse em um comunicado que estava desapontado com o atraso, mas acrescentou que “não estamos dispostos a encurtar o processo de teste devido a um cronograma condensado. Estamos 100% comprometidos com a segurança e queremos testar totalmente o submarino e validar todos os procedimentos operacionais e de emergência antes de lançar qualquer expedição.”
Na entrevista à Teledyne Marine, Rush disse que sua empresa substituiu as peças defeituosas do submarino rapidamente.
“Felizmente, estamos usando itens comerciais prontos para uso e itens substituíveis em linha. Então, em questão de dias, conseguimos substituir todos esses componentes”, disse Rush, que pilotou o Titan com um controle de videogame da Logitech.
“Mas continuamos a ter problemas com conectores, penetradores, fiação. O raio pode fazer coisas estranhas. Isso atrasou nossos testes e acabamos tendo que cancelá-los ”, acrescentou.
Rush, 61, o bilionário britânico Hamish Harding, 58, o especialista francês em Titanic Paul-Henri Nargeolet, 77, o magnata paquistanês Shahzada Dawood, 48, e seu filho Sulaiman, 19, foram todos mortos quando o Titan implodiu em junho 18.
Rush, que usou atalhos econômicos para construir o Titan, enfrentou intensas críticas após o desastre por aparentemente ignorar as principais preocupações de segurança enquanto cobrava dos turistas ricos US$ 250.000 cada pela viagem ao icônico naufrágio 12.500 pés abaixo da superfície do Oceano Atlântico.
A OceanGate se recusou a fazer comentários à mídia desde a tragédia, mas Rush disse em uma entrevista em 2021 que gostaria “de ser lembrado como um inovador.
“Acho que foi o general MacArthur quem disse: ‘Você é lembrado pelas regras que quebra’. E quebrei algumas regras para fazer isso”, disse ele, acrescentando: “A fibra de carbono e o titânio? Há uma regra que você não faz isso. Bem, eu fiz”, referindo-se ao controverso projeto de fibra de carbono do casco da embarcação. (Fonte: Ny Post)