Fala Goiás reúne mais de 2.553 contribuições para planejamento de governo do Partido Liberal
Contribuições coletadas por meio de entrevistas e preenchimento de formulários nas ruas, oficinas e seminários organizados pelo Rota 22 evidenciam diálogo com moradores de 163 municípios goianos

O projeto Rota 22 começou em dezembro de 2025 e, até o início de fevereiro de 2026, já percorreu mais da metade dos 246 municípios goianos, com a realização de 10 oficinas e três seminários em diferentes regiões do estado.
Nesse período, por meio de pesquisas de campo realizadas nas ruas, das contribuições colhidas durante os encontros presenciais com os moradores de cada cidade percorrida e também pelos canais oficiais na internet do projeto em seu site e nas redes sociais, a iniciativa já recebeu mais de 2.553 manifestações no Fala Goiás, que tem por objetivo o registro de denúncias, reclamações, propostas e demandas que irão subsidiar a construção do plano de governo e orientar a atuação dos parlamentares que serão eleitos pelo Partido Liberal de Goiás nas eleições de outubro.
De acordo com os organizadores do Rota 22 em Goiás, entre os temas mais recorrentes apontados pela população ao Fala Goiás estão temas como: saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, emprego e renda, empreendedorismo, assistência social, cidadania e participação da mulher na política. As contribuições foram registradas nos últimos dois meses e meio em mais de 163 municípios das regiões sudoeste, oeste e sul de Goiás, revelando um panorama consistente das principais prioridades percebidas pela população e reforçando a importância da escuta ativa como instrumento de planejamento público.
Para o senador Wilder Morais, a presença direta nos municípios é fundamental para alinhar as propostas à realidade das pessoas. “Ir até a população, olhar no olho e ouvir de perto suas necessidades é o que garante um plano de governo conectado com a vida real. Temos estimulado o diálogo com a população, com as lideranças políticas, com empresários e com todas as esferas da comunidade em cada uma das cidades pelas quais passamos. O Rota 22 nasceu justamente com esse propósito, de transformar a voz das ruas em ações concretas que melhorem a vida dos goianos e dos brasileiros”, evidenciou.
O Rota 22 é um movimento coordenado pelo Instituto Álvaro Valle com apoio do Partido Liberal (PL) que tem como objetivo ouvir a população, sistematizar diagnósticos regionais e evidenciar as realizações do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos parlamentares do PL em Goiás. Levantamentos do projeto apontam que o estado recebeu mais de R$ 38 bilhões em investimentos federais no período, aplicados em áreas estratégicas como habitação, infraestrutura, mobilidade, saúde, educação e desenvolvimento regional.
A agenda do Rota 22 segue até o fim de março, quando o projeto deverá percorrer os 83 municípios restantes, com a realização de mais sete oficinas e dois seminários. As próximas etapas contemplam as regiões nordeste, entorno de Brasília, centro-norte e se encerram na Região Metropolitana de Goiânia, mantendo a proposta de ampliar a escuta popular e consolidar contribuições para o planejamento político e administrativo do estado.