Autismo Sem Fronteiras 2026 reabre inscrições: congresso científico internacional vai ocorrer dia 18 e 19 de abril em Goiânia

Organizado pela Associação das “Mães em Movimento pelo Autismo” (MMA), o 2º congresso científico internacional “Autismo Sem Fronteiras” que vai acontecer nos dias 18 e 19 de abril de 2026 volta a receber inscrições a partir de 15 de janeiro. Pela segunda vez consecutiva, a capital de Goiás será o palco da valorização, intercâmbio e aprendizado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a idealizadora do congresso, a advogada Dra. Letícia Amaral, presidente da Associação MMA, o congresso superou em muito a expectativa de 2.000 participantes em abril de 2025 no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, em 2026: “Iremos trazer uma abordagem teórica e experiencial ainda mais interconectada em prol da Ciência, da Inovação e da Transformação, por incluir também, outras comorbidades, que podem se manifestar de forma coocorrentes em muitas pessoas com TEA”.
Refletindo a necessidade de um olhar transversal e interdisciplinar entre diversos campos epistêmicos de saberes para estudar e entender esse fenômeno sociobiológico tão complexo, sistêmico e multifatorial que é o autismo, o 2º Autismo Sem Fronteiras promete transcender as limitações geográficas, culturais e até classificatórias na forma de perceber, entender e vivenciar os autismos existentes nas mais diversas camadas sociais. Nesse sentido, de acordo com uma das idealizadoras do Congresso, Maira Tomo, o enfoque em 2026 será o de descobrir e fomentar estratégias de inclusão e acessibilidade para se tornar possível quebrar, ao máximo, as barreiras atitudinais e capacitistas que impedem a sociedade de despertar para um olhar responsivo para com o transtorno e a causa autista, e receptivo com as mais recentes pesquisas científicas sobre tratamentos e técnicas cientificamente comprovadas. “O objetivo é apontar para uma evolução clínica com maior qualidade de vida dos autistas e das suas famílias, a partir desse esforço contínuo de divulgação e educação científica, suscitado pelo congresso todos os anos”, afirma a idealizadora.
Segundo a outra organizadoras do 2º ASF, a consultora de Marketing Ana Dantas, esta edição será uma oportunidade única de somarmos ciência com consciência, quebrando todas as fronteiras em prol do conhecimento para trazer as maiores referências nacionais e internacionais na pesquisa médica, educacional, social e psicológica sobre as causas e mitigações dos efeitos do transtorno autista (e outras limitações funcionais): “O objetivo é inspirar novos padrões de inclusão e desenvolvimento, promovendo um diálogo aberto e enriquecedor sobre as múltiplas faces e fases do TEA (entre outros)”, ressalta a consultora.
Goiás já consolidou como polo de produção e disseminação do conhecimento científico, contribuindo para um estado mais inclusivo e acolhedor e, por isso, possuiu as condições ideias acolher novamente o Congresso. Para a Dra. Letícia Amaral, “pela posição geográfica estratégica de Goiás, posicionada no coração do Brasil, Goiânia foi escolhida como a sede da segunda edição, para podermos receber participantes no evento dos quatro cantos do Brasil, permitindo potencializar as trocas de backgrounds e histórias de vidas, o que permite democratizar os conhecimentos, as expertises, as tecnologias e os direitos especializados para um cuidado integral das pessoas com autismo”. A advogada destaca também que o congresso representa uma oportunidade histórica para Goiás liderar o debate científico sobre o autismo, promovendo o conhecimento e a inclusão para uma sociedade mais justa e informada.
Visando garantir a escolha mais pertinente dos temas das palestras/mesas redondas e dos palestrantes, a curadoria do evento foi feita pelo laureado Dr. Hélio Van der Linden (Neurofisiologista USP e Neurologista Infantil/Adole USP). Segundo ele, “o objetivo do ASF é trazer as mentes e os mentores mais proficientes sobre o Transtorno do Espectro Autista e outras condições cumulativas, com o objetivo de empoderar, informar e capacitar o público participante”.
Neste sentido, a segunda edição do “Autismo sem Fronteiras” será ainda mais inovadora e vanguardista, mantendo a visão das mães “lutadoras do MMA” em promover uma sociedade mais inclusiva, com conhecimento acessível sobre o autismo e as práticas terapêuticas e educacionais baseadas em evidências cientificamente comprováveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas no espectro e a das suas famílias.

Mais Info:
“2° Autismo Sem Fronteiras” (18 e 19 de abril de 2026, Goiânia-GO)
+55 62 9308-5980 (whats app)
autismossemfronteiras@gmail.com
https://autismosemfronteiras.com.br/
https://www.instagram.com/autismo.sf/