Oficina do Rota 22 em Itapirapuã apresenta indicadores de 26 municípios da região

Participantes compartilharam experiências e propuseram soluções para os desafios comuns enfrentados nas áreas da educação, saúde, empreendedorismo e tecnologia

Destacar a importância dos dados e das informações qualificadas como instrumentos essenciais para o planejamento e a tomada de decisões no âmbito das políticas públicas, foi o objetivo da Oficina do projeto Rota 22 Goiás do Partido Liberal e do Instituto Álvaro Valle, realizada nesta quarta-feira, (15/01), no Centro Comunitário, na Avenida Popular nº 44, em Itapirapuã.

Durante o encontro foram apresentados números de 26 municípios da região e também houve momentos para ouvir as demandas dos participantes, que compartilharam experiências e propuseram soluções integradas para os desafios comuns enfrentados em áreas como: educação, saúde, empreendedorismo e tecnologia. A comparação entre indicadores amplia a compreensão do cenário local, evidencia distâncias a serem reduzidas e identifica boas práticas que podem ser adaptadas à realidade municipal.

A educação foi destacada pela maioria dos participantes como base fundamental para o desenvolvimento sustentável, enquanto a saúde apareceu como prioridade permanente, que demanda planejamento, inovação e cuidado contínuo. Durante o governo Bolsonaro para infraestrutura urbana e habitação, os investimentos só em Itapirapuã ultrapassam R$ 7 milhões de reais.

Ainda durante a programação da oficina, os participantes viram a situação do município em comparação a capital, Goiânia e a outras cidades brasileiras, ampliando a compreensão sobre avanços, desafios e distâncias que ainda precisam ser superadas. A leitura comparativa dos dados permitiu verificar o cenário local e identificar caminhos possíveis para a melhoria dos indicadores.

O comerciante Marcos Freitas, diz que o projeto Rota 22 traz esperança de um estado diferente e de um Brasil diferente. “Já conhecemos onde temos chance de chegar, onde temos a prioridade digna do ser humano”. Caio Cardoso, comerciante de Jussara, reconhece a importância de mostrar a realidade e os números, às vezes mascarados pelo governo. “Obrigado pelo investimento financeiro de ensinamento de mostrar os resultados aos municípios”.

Vandeir Moreira disse que o Rota 22 valoriza e mostra o trabalho do governo Bolsonaro. “Ele fez muito por Goiás”, declarou. Mais do que medir, o debate durante a oficina buscou aprofundamento nos significados dos números para as pessoas e reforçou que os indicadores vão além das estatísticas, pois revelam realidades, apontam desigualdades e orientam caminhos para a transformação.

O evento teve apoio de Zélia Camelo, ex-prefeita e contou com presença representante do senador Wilder Morais Eduardo Furbino, ex-prefeito de Itapirapuã, Zacarias Ribeiro, prefeita Disterro Santos (Britânia), vice prefeito de Jussara Adriano Dias (Jussara), vereadores do Partido Liberal Dieyme Vasconcelos (Aparecida de Goiânia), Wellington Adolfo (Santa Fé de Goiás), Diego Ramona (Jussara), Marlene Carmo (Matrinchã), Luscenildo Alves (Matrinchã), Márcio Morais (Matrinchã), presidente do partido em Montes Claros de Goiás, Jaimes Valdo, além de autoridades religiosas, presidente de associação, comerciantes e moradores locais.

Participaram da Oficina do Rota 22 em Itapirapuã apoiadores, convidados e filiados do PL em Goiás dos municípios de Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Cachoeira de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Goiás, Iporá, Israelândia, Itapirapuã, Jaupaci, Jussara, Matrinchã, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Nova Brasil, Palestina de Goiás, Piranhas, Santa Fé de Goiás e São Luís de Montes Belos.