Obras do MAG estão na mostra que conecta artistas de Goiás e Miami em Goiânia
O Museu de Arte de Goiânia (MAG) é um dos destaques da exposição “Caminhos de Terra e Vento”, aberta à visitação na Vila Cultural Cora Coralina até 7 de dezembro, todos os dias das 9 às 16h, em Goiânia. A mostra, que conecta o universo artístico de Miami e Goiás, reúne 120 obras de 92 artistas, sendo 42 da Coleção Rodríguez, pertencente ao Museum of Contemporary Art of the Americas (MOCAA) de Miami; e 50 artistas goianos com obras provenientes de importantes acervos públicos e particulares.
“Caminhos de Terra e Vento” propõe um diálogo entre a terra, que representa raízes e memórias, e o vento, que simboliza movimento e transformação. Entre os artistas goianos representados estão Nazareno Confaloni, Ana Maria Pacheco, D. J. Oliveira, Cléber Gouvêa, Siron Franco, Antonio Poteiro, Marcelo Solá, Dalton Paula, Sophia Pinheiro, Luiz Mauro e o Grupo Empreza.

O projeto é uma realização do Instituto Urukum, presidido pela produtora cultural Malu da Cunha, em parceria com o MOCAA, responsável por uma das mais importantes coleções de arte cubana e latino-americana contemporânea. A concepção e curadoria são assinadas por Dayalis González Perdomo (Miami) e Aguinaldo Coelho (Goiás), que criam uma ponte simbólica entre dois territórios culturais, unindo acervos, artistas e histórias.
A Coleção Rodríguez, núcleo do MOCAA, traz obras de mestres da arte cubana e latino-americana como Wifredo Lam, René Portocarrero, Amelia Peláez, Sandú Darié e Manuel Mendive, além de nomes contemporâneos como Belkis Ayón, José Bedia, René Peña e Tomás Sánchez. Além do MAG, a mostra conta com obras do Museu de Arte de Anápolis (Mapa), do Museu de Arte de Britânia (Mabri) e do Instituto Antônio Poteiro, formando um panorama da riqueza estética e simbólica da arte goiana, do modernismo às expressões contemporâneas.

A participação do MAG destaca o papel do museu como referência na preservação e difusão da arte moderna e contemporânea goiana. O acervo municipal integra a exposição com obras que dialogam com produções latino-americanas, ampliando as conexões culturais e fortalecendo a presença de Goiás em contextos internacionais. “A presença do museu reafirma seu compromisso com a arte e promove intercâmbios culturais, projetando a arte goiana em contextos internacionais”, afirma o diretor no MAG, Antônio Damata.
Serviço
Assunto: Obras do Museu de Arte de Goiânia integram exposição internacional
Visitação: Todos os dias, até 7 de dezembro, das 9h às 16h
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia
Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia