Alerta da Secretaria de Saúde de Goiás: Vacinação é Crucial contra Síndromes Respiratórias
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás está intensificando o alerta sobre o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e ressaltando a importância da vacinação contra doenças como gripe (influenza) e COVID-19.
Com a chegada do clima frio e seco, tem sido observado um aumento nos casos de doenças respiratórias, especialmente em crianças e adultos. Até o momento, foram registrados 2.993 casos de SRAG em Goiás, dos quais 489 são de COVID-19 e 257 de influenza. Ambas as doenças têm vacinas gratuitas disponíveis nas unidades de saúde pública.
Atualmente, a cobertura vacinal para influenza entre os grupos prioritários em Goiás é de 28,33%, enquanto no Brasil é de 34,24%. No entanto, o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura acima de 90%.
BAIXA PROCURA
Outra vacina disponível e com baixa procura é a vacina contra COVID-19. A cobertura vacinal para a bivalente em Goiás é de apenas 15,63%, enquanto no Brasil é de 21,48%.
A vacina contra COVID-19 está incluída no Calendário Nacional de Vacinação (para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) e é indicada para grupos prioritários e pessoas que não receberam nenhuma dose ou não completaram o esquema vacinal.
O estado recebeu 952 mil doses da vacina contra influenza, já distribuídas aos municípios goianos, que estão preparados para imunizar a população nas mais de 900 salas de vacinação em Goiás.
Em relação à vacina contra COVID-19, o estado recebeu cerca de 86.400 doses da vacina monovalente XBB da Moderna em maio, que foram entregues a todas as regionais de saúde.
A campanha de vacinação contra a gripe começou em Goiás em 22 de março, inicialmente para grupos prioritários. Desde 02 de maio, a imunização contra influenza está disponível para toda a população acima de seis meses de idade.
Ao liberar a vacina para toda a população, o Ministério da Saúde destacou que, apesar da alta vulnerabilidade dos grupos iniciais, a ampliação se justifica pelo benefício que a vacinação proporciona a toda a população não contemplada nos grupos prioritários.
Além de reduzir os atendimentos ambulatoriais e internações durante o outono e inverno, quando as doenças respiratórias são mais frequentes, a imunização contribui para a diminuição dos casos graves e óbitos.
As salas de vacinação estão disponíveis em mais de 900 municípios de Goiás, e a população é incentivada a buscar a imunização para reduzir os riscos de agravamento e complicações, especialmente durante o outono e inverno, quando as doenças respiratórias são mais comuns