Ministério da Justiça e Segurança Pública traça estratégias contra violência à mulher
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou uma reunião nesta sexta-feira (16) entre suas secretarias com o intuito de elaborar um pacote de políticas públicas para 2024 direcionadas ao acesso à justiça e ao combate à violência contra a mulher em todo o território nacional, em parceria com os estados.
O encontro, coordenado pela Secretaria de Acesso à Justiça (Saju), teve como objetivo discutir ações conjuntas para fortalecer a proteção e assistência às mulheres, dando início às atividades no próximo mês, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
A secretária de Acesso à Justiça, Sheila Carvalho, enfatizou a importância da reunião para mapear e impulsionar as iniciativas das entidades dentro do Ministério. Segundo ela, todas as forças de segurança ligadas à instituição estão desenvolvendo políticas de proteção e atenção às mulheres, visando estabelecer um cronograma de atividades para todo o ano de 2024.
Durante o encontro, representantes das secretarias do MJSP apresentaram propostas voltadas à promoção dos direitos, acesso à justiça e prevenção à violência contra a mulher.
Dentre as ações propostas, destacam-se o lançamento de cartilhas educativas de prevenção à violência de gênero, editais voltados à promoção de políticas públicas para mulheres em contextos relacionados às drogas, realização de eventos temáticos, capacitação de profissionais de segurança pública e operações integradas entre as polícias para combater a violência contra a mulher nos estados, entre outras iniciativas.
A reunião contou com a participação de representantes de diversas secretarias do MJSP, incluindo a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio, e representantes das secretarias Nacionais do Consumidor (Senacon), da Segurança Pública (Senasp), de Políticas Penais (Senappen), de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), de Justiça (Senajus), de Assuntos Legislativos (SAL) e Secretaria Executiva (SE), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).