Crise política e popularidade baixa faz prefeita de Bela Vista voltar atrás em decisões

Após alegar crise financeira e exonerar servidores públicos, a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, vendo sua popularidade embaixa e perdendo apoiadores, anunciou, na terça-feira (19), a assinatura de decretos de progressões e promoções aos profissionais. Usando ato de marketing populista, fez um vídeo para publicar nas redes sociais informando a volta da gratificação aos funcionários.

“Hoje, aqui junto com vocês eu vou assinar os primeiros decretos de progressões e promoções”, afirmou. “Estamos voltando a gratificação de todo mundo. Pagamento vai tá na conta sexta-feira”, garantiu.

O anuncio, no entanto, soa contraditório, depois da prefeitura municipal demitir profissionais da saúde, cortar gratificações e exonerar servidores nos meses anteriores. Em setembro, Nárcia Kelly usou a tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a crise financeira que o município estava passando. Em tom desesperador, Nárcia afirmou que os fornecedores estavam com os salários em atraso, por conta da diminuição da alíquota do ICMS e a queda da arrecadação, impactado, assim, nas finanças.

Ao longo deste ano, manifestações de professores têm sido recorrentes na cidade. Em resposta à categoria, a prefeitura frisou, em outubro, que não teria como pagar o valor total do piso de 14% dos servidores da Educação por falta de recurso financeiro.

Ao Goiás Notícias, a assessoria da prefeitura de Bela Vista pontuou que a crise financeira ainda não passou, mas medidas tomadas permitiram enxugar gastos, a fim de manter pagamentos de servidores, fornecedores e prestadores de serviços em dia. Além disso, conforme a assessoria, com a recomposição do Fundo de Participação de Municípios (FPM), já depositada nas contas das prefeituras pelo governo federal, e emendas parlamentares obtidas pela gestão municipal, foi possível retornar as gratificações e iniciar a assinatura de decretos de promoções e progressões.