Geração Z lidera crescimento nas negociações de dívidas em Goiás, aponta Serasa

Goiás tem se destacado no cenário nacional de renegociação de dívidas, principalmente pela participação crescente da Geração Z. De acordo com dados divulgados pela Serasa, entre janeiro e julho de 2025, mais de 62,5 mil jovens de 18 a 25 anos negociaram suas dívidas por meio da plataforma Serasa Limpa Nome no estado. O número representa um aumento expressivo de 48% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse comportamento acompanha uma tendência nacional: no Brasil, a faixa etária foi a que mais cresceu em negociações, com alta de 49% nos primeiros sete meses do ano. Apesar disso, os jovens ainda representam a menor parcela entre os inadimplentes, mas vêm ganhando relevância na busca por regularizar suas finanças.

Segundo a gerente da Serasa, Patrícia Camillo, a maior adesão dos jovens às negociações reflete avanços em educação financeira e maior facilidade de acesso a plataformas digitais. “Essa geração ainda está aprendendo a lidar com as finanças, mas já demonstra maturidade ao priorizar o pagamento de dívidas. Muitos estão no início da vida profissional e aproveitar os descontos agora evita que as pendências se tornem um problema maior no futuro”, explica.

Inadimplência ainda preocupa

O Brasil fechou julho com 78,16 milhões de pessoas inadimplentes, o maior número já registrado pela Serasa. As dívidas somam R$ 482 bilhões, com valor médio de R$ 1.570,17 por débito. Os principais responsáveis pela inadimplência continuam sendo bancos e cartões de crédito (27,2%), seguidos de contas básicas como água, luz e gás (20,6%).

Mesmo diante desse cenário, a maior participação da Geração Z nas negociações é vista como um sinal de maior responsabilidade financeira e pode indicar uma mudança de cultura, na qual o controle das contas passa a ser prioridade desde cedo.