Revelado: Submersível Titan da OceanGate sofreu danos por raio durante teste

Um novo vídeo surgiu do CEO da OceanGate, Stockton Rush, dizendo que o submersível Titan que matou ele e outras quatro pessoas no mês passado foi severamente danificado por um raio durante um mergulho de teste.

Rush, que pilotava o navio quando ele implodiu a caminho do naufrágio do Titanic, revelou o incidente de 2018 nas Bahamas durante uma entrevista com a empresa de tecnologia submarina Teledyne Marine, informou o Insider .

“Felizmente, não foi um ataque direto. Um ataque direto à fibra de carbono provavelmente nos tiraria totalmente”, disse ele na entrevista agora excluída, cujas cópias foram postadas no YouTube .

O vídeo original foi postado em agosto de 2020, de acordo com os metadados analisados ​​pelo Insider.

Em uma postagem de 16 de maio de 2018 em sua conta no Instagram , a OceanGate disse que o Titan havia passado por testes em alto mar um mês antes, perto de Marsh Harbour, nas Bahamas.

Rush revelou que o Titã foi atingido por um raio antes da trágica implosão.
Rush revelou que o Titã foi atingido por um raio em 2018. Becky Kagan Schott / Expedições OceanGate
O CEO da OceanGate, Stockton Rush, disse que o raio não atingiu diretamente o submersível em 2018. OceanGateExped/Facebook

“Na chegada, os componentes eletrônicos do submarino sofreram danos causados ​​por raios que afetaram mais de 70% de seus sistemas internos”, disse a OceanGate no post. “Combinado com condições atipicamente tempestuosas e ventosas nas Bahamas, a equipe não conseguiu completar o primeiro mergulho de 4.000 metros pelo menos 45 dias antes da Expedição de Pesquisa do Titanic.”

Rush disse em um comunicado que estava desapontado com o atraso, mas acrescentou que “não estamos dispostos a encurtar o processo de teste devido a um cronograma condensado. Estamos 100% comprometidos com a segurança e queremos testar totalmente o submarino e validar todos os procedimentos operacionais e de emergência antes de lançar qualquer expedição.”

Na entrevista à Teledyne Marine, Rush disse que sua empresa substituiu as peças defeituosas do submarino rapidamente.

“Felizmente, estamos usando itens comerciais prontos para uso e itens substituíveis em linha. Então, em questão de dias, conseguimos substituir todos esses componentes”, disse Rush, que pilotou o Titan com um controle de videogame da Logitech.

o navio Horizon Arctic, enquanto peças recuperadas do submersível Titan das Expedições OceanGate são devolvidas, no porto de St. John, Newfoundland, Canadá, 28 de junho de 2023.
O navio Horizon Arctic puxando pedaços do submersível Titan da OceanGate Expeditions no porto de St. John, Newfoundland, Canadá, em 28 de junho de 2023. Reuters
Rush com o congressista Rick Larsen em nossas instalações de Port of Everett dentro de um submersível.
Rush com o congressista Rick Larsen nas instalações do Porto de Everett dentro de um submersível. Ocean Gate / Facebook

“Mas continuamos a ter problemas com conectores, penetradores, fiação. O raio pode fazer coisas estranhas. Isso atrasou nossos testes e acabamos tendo que cancelá-los ”, acrescentou.

Rush, 61, o bilionário britânico Hamish Harding, 58, o especialista francês em Titanic Paul-Henri Nargeolet, 77, o magnata paquistanês Shahzada Dawood, 48, e seu filho Sulaiman, 19, foram todos mortos quando o Titan implodiu em junho 18.

Rush, que usou atalhos econômicos para construir o Titan, enfrentou intensas críticas após o desastre por aparentemente ignorar as principais preocupações de segurança enquanto cobrava dos turistas ricos US$ 250.000 cada pela viagem ao icônico naufrágio 12.500 pés abaixo da superfície do Oceano Atlântico.

A OceanGate se recusou a fazer comentários à mídia desde a tragédia, mas Rush disse em uma entrevista em 2021 que gostaria “de ser lembrado como um inovador.

“Acho que foi o general MacArthur quem disse: ‘Você é lembrado pelas regras que quebra’. E quebrei algumas regras para fazer isso”, disse ele, acrescentando: “A fibra de carbono e o titânio? Há uma regra que você não faz isso. Bem, eu fiz”, referindo-se ao  controverso projeto de fibra de carbono  do casco da embarcação. (Fonte: Ny Post)