
Pelo menos 18 mortos no desabamento de ponte ferroviária indiana
Pelo menos 18 trabalhadores que trabalhavam em uma ponte ferroviária que está sendo construída sobre uma ravina no estado de Mizoram, no nordeste da Índia, morreram quando ela desabou na quarta-feira, disse a polícia, com vários outros desaparecidos.
Imagens de vídeo postadas pelo ministro-chefe de Mizoram, Zoramthanga, mostraram uma estrutura de metal que caiu de colunas altas em um vale arborizado abaixo.
“A ferrovia em construção sobre a ponte em Sairang, perto de Aizawl, desabou”, disse Zoramthanga, que usa apenas um nome, no X, anteriormente conhecido como Twitter.
O policial local Rex Zarzoliana Vanchhawng disse à AFP que as equipes de resgate “recuperaram 18 corpos”.
O porta-voz da Northeast Frontier Railway, Sabyasachi De, disse que “cerca de 30 a 40 trabalhadores” estavam no local quando a ponte desabou. “As operações de resgate continuam”, disse De à AFP .
O jornal Indian Express citou um policial dizendo que “muitas” pessoas estavam desaparecidas. Uma comissão foi criada para investigar as causas do acidente.
O jornal hindu, citando funcionários do governo estadual, informou que cerca de 40 trabalhadores estavam no local quando a ponte desabou.
“As operações de resgate estão em andamento e toda a assistência possível está sendo dada aos afetados”, disse o gabinete do primeiro-ministro Narendra Modi.
Modi ficou “sofrido” com o acidente e ofereceu suas “pêsames aos que perderam seus entes queridos”, disse seu escritório no X.
O governo pagará cerca de US$ 2.400 aos parentes mais próximos dos mortos, disse.
O ministro das Ferrovias, Ashwini Vaishnaw, disse estar “triste com o infeliz incidente” e anunciou uma compensação separada para os mortos ou feridos no acidente.
Mizoram fica no extremo leste da Índia, na fronteira com Mianmar. As pessoas “apareceram em grande número para ajudar no resgate”, disse Zoramthanga, acrescentando que estava “profundamente triste e afetado por esta tragédia”.
Acidentes em canteiros de obras de grandes infraestruturas são comuns na Índia.
Pelo menos 20 trabalhadores morreram esmagados no oeste da Índia neste mês, quando um guindaste desabou sobre uma via expressa em construção nos arredores da capital financeira de Mumbai.
Em outubro do ano passado, 130 pessoas morreram em Gujarat quando uma ponte desabou logo após ser consertada.
E em 2016, o desabamento de um viaduto numa rua movimentada de Calcutá matou pelo menos 26 pessoas. (Fonte: Dawn)