IBG escolhe Anápolis para instalação de fábrica no Centro-Oeste e investe R$ 140 milhões

Após articulações do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), a Indústria Brasileira de Gases (IBG) iniciou as obras de instalação de sua nova unidade fabril em Anápolis, com investimento inicial previsto de R$ 140 milhões.

A planta está sendo construída na nova plataforma do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), o DaiaPlam, em uma área estrategicamente selecionada para potencializar a logística de distribuição da empresa.

“A IBG é um dos exemplos de empresas que reconhecem o potencial de Goiás. Com a união de esforços e políticas públicas eficientes, seguimos transformando nosso estado em um polo industrial competitivo, diversificado e socialmente comprometido”, reitera o titular da SIC-GO, Joel de Sant’Anna.

A empresa, é a primeira do setor de gases e oxigênio a se instalar na região Centro-Oeste, e já possui licença ambiental e autorização de uso do solo, tendo iniciado o processo de terraplanagem para a construção da fábrica. A nova plataforma do Daia, onde a IBG é a primeira a iniciar as obras, já conta com sete indústrias habilitadas para se instalar no local.

Com apoio do Governo de Goiás, indústria de gases inicia obras no Daiaplam em Anápolis
Secretário Joel Sant’Anna, acompanhado do presidente da IBG Gases, Newton Oliveira, durante visita à nova área do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Fotos: SIC/Codego)

A expectativa é de que pelo menos 60 empregos diretos sejam gerados na primeira fase da operação. A planta produzirá gases industriais e medicinais, atendendo hospitais, indústrias e setores diversos em Goiás e em outros estados do país.

O presidente da Codego, Francisco Jr., destaca que a escolha do DaiaPlam pela IBG para instalar sua primeira unidade no Centro-Oeste é uma prova da confiança da empresa no trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás, na infraestrutura fornecida pela Codego no distrito e no ambiente de negócios oferecido às empresas.

“Essa soma de fatores, junto com a logística, torna o Daia um dos polos mais competitivos do Brasil. Seguindo a orientação do governador Ronaldo Caiado, continuaremos trabalhando para atrair mais indústrias para Goiás com um perfil agregador”, afirma ele.

Histórico de parceria

Além da articulação para a instalação no Daia, a IBG já tem um histórico de cooperação com o estado. Durante o período crítico da pandemia da Covid-19, a empresa forneceu gratuitamente oxigênio medicinal para hospitais goianos, demonstrando seu compromisso com a saúde pública e reforçando sua relação de confiança com o Governo de Goiás.

“Com o apoio do governador Ronaldo Caiado, que está sempre aberto a essas novas oportunidades que levamos até ele, estamos construindo uma infraestrutura robusta e promovendo um ambiente favorável para novos negócios, com segurança jurídica, agilidade nos trâmites e parcerias sólidas com o setor produtivo”, conclui Joel de Sant’Anna.