Projeto Horta Escolar realiza oficinas de plantio em instituições educacionais e estimula alimentação saudável
O Projeto Horta Escolar da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), segue com oficinas agendadas nesta semana. De terça-feira a sexta-feira (23 a 26/4), seis escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) receberão a ação, que tem como objetivo estimular a alimentação saudável e promover a educação ambiental de forma lúdica e em contato com a natureza.
Desde o início do ano, já foram realizadas 57 oficinas do Horta Escolar, que é coordenado pela Gerência do Programa de Alimentação Escolar da SME. Durante as oficinas, voltadas às crianças e servidores das unidades, os técnicos do projeto realizam palestras lúdicas, levam mudas de hortaliças, auxiliam na preparação de canteiros e no plantio. Os gestores das instituições que desejam agendar oficina devem enviar e-mail para projetohortaescolar.sme@gmail.com.
De acordo com o idealizador do projeto, Nestor Valverde, tudo começou em 2001. “Segundo o Ministério da Educação, a população brasileira naquela época estava com alimentação deficiente e carências nutricionais. O projeto surgiu da necessidade de melhorar a nutrição das crianças e preparar o cidadão de amanhã. Neste ano, a ação completa 23 anos de existência. A horta é um laboratório a céu aberto, onde a criança aprende a plantar, cuidar, colher e comer o alimento natural, orgânico e saudável”, ressalta Nestor.
Segue cronograma de oficinas desta semana:
- 23/4: 8h30 – Cmei Cibelle de Paula Silveira (Residencial Center Ville)
14h30 – Cmei Irmã Lídia (Setor São José) - 24/4: 8h30 – Cmei Dra Marizete Fernandes de Castro Carvalho (Bairro da Vitória)
- 25/04: 8h30 – Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral (Conjunto Vera Cruz)
14h30 – Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral (Conjunto Vera Cruz) - 26/04: 14h30 – Cmei Jardim Goiás
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia