”Priorizamos inclusão nas nossas unidades”, afirma Rogério Cruz ao inaugurar 50ª Sala de Recurso Multifuncional da rede municipal de ensino

De acordo com prefeito, meta é inaugurar ao menos 70 ambientes até o final de 2023. Salas contam com carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, e fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME

O prefeito Rogério Cruz ressaltou a importância da inclusão nas unidades da rede municipal de ensino durante a inauguração da 50ª Sala de Recurso Multifuncional, na manhã desta quinta-feira (25/05), na Escola Municipal Professora Nara do Carmo Rezende Amorim. O ambiente conta com carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais. De acordo com a gestão, a meta é chegar ao final do ano com ao menos 70 espaços entregues à comunidade.

“Nós tínhamos 27 salas em meio às 376 unidades. Hoje já chegamos a 50 e vamos chegar até o final do ano com ao menos 70 salas porque nós sabemos a importância da inclusão nas nossas unidades para as nossas crianças”, afirmou Rogério Cruz que, em seguida, pediu estudo que averigue possibilidade de elevar a meta para 100 unidades entregues até o final do ano.

O prefeito relatou que determinou a expansão do número de salas após visita à unidade Nossa Senhora da Terra. “Desde o dia em que nós visitamos a unidade e o secretário Wellington Bessa me relatou que crianças vinham de outras regiões para poder utilizar o espaço, eu determinei a ampliação do programa. Foi o que ele fez com toda a equipe, e hoje chegamos ao número de 50 salas. E já temos mais duas prontas para inaugurar ainda esta semana”, disse.

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, explica que existem 3.100 alunos com deficiência na rede, e que a educação é um instrumento de mudança social, que possibilita a emancipação desses estudantes. “Garantir a inclusão é uma meta do nosso prefeito. Um atendimento educacional especializado vai assegurar que eles possam ter acesso efetivamente a uma escola inclusiva, para que possam ter em contraturno um acompanhamento próximo, que vai garantir o acompanhamento da sua turma e o desenvolvimento de suas habilidades”, afirmou.

Citando os investimentos realizados na educação pelo município e os benefícios concedidos aos servidores, o secretário destacou o olhar especial do prefeito para a área do ensino. “Penso que historicamente não tem um prefeito que visitou tantas unidades igual ao nosso prefeito Rogério Cruz, que investiu tanto nessas unidades, em reformas e adequações, trazendo equipamentos essenciais como ar-condicionados, computadores e mobiliário. A educação tem esse olhar especial do prefeito e precisamos avaliar o quanto essa rede evoluiu nos últimos dois anos”, ressaltou.

O diretor da Escola Municipal Professora Nara do Carmo Rezende Amorim, Washington Luiz, disse que 30 alunos já estão matriculados para fazer uso da sala. “Era um desejo antigo da comunidade. A escola é cercada de condomínios populares e um dos requisitos para obter o benefício era a família ter alguém com necessidade especial. Essas famílias vão ser atendidas por essa sala”, contou.

Salas
Com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME e são instaladas nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

As salas visam promover a articulação do professor do atendimento educacional especializado com os professores do ensino comum oferecidos nas unidades educacionais que fazem parte da rede. O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que possam promover a plena participação desses estudantes, considerando suas necessidades específicas.

CMAIs
Além das SRM, a rede conta com os Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmais) Brasil Di Ramos Caiado e o Maria Thomé Neto, com capacidade para atender média de 230 crianças/estudantes matriculados em instituições de ensino municipais. Os Cmais contam com cinco equipes de profissionais especializados e habilitados que atendem em três eixos específicos: psicomotricidade, cognitivo e linguagem.

Os Cmais, assim como as demais instituições, recebem verbas anuais da Lei Escola Viva, que prevê a manutenção constante das estruturas físicas. No último ano, a gestão da unidade promoveu série de reformas e melhorias, como: construção de nova recepção, cozinha, sala de coordenação e arquivos, central de gás, instalação de forro térmico no pátio, pintura geral e reforma de espaços de convivência para servidores e comunidade escolar.

Além dos Cmais e das salas, a SME oferta o Atendimento Educacional Especializado nas unidades conveniadas. São elas: Centros de Atendimento Educacional Especializado conveniados: Associação Pestalozzi Renascer, Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Helena Antipoffi.

O controlador-Geral do Município (CGM), Gustavo Cruvinel, também participou da solenidade.