Implantação de faixa reversa na Avenida Castelo Branco representa economia de até 20 minutos em trecho, e testes serão realizados pela Prefeitura de Goiânia até sexta-feira (12/05)

Solução que visa minimizar impactos no trânsito em horários de maior fluxo aponta diminuição, em média, de 25 para até 5 minutos no percurso do teste, entre Praça Walter Santos e Rua Jaraguá, no horário de pico da terça-feira (09/05). Iniciativa conta com sinalização especial e presença de agentes para ordenar trânsito. Ação será estendida até próxima sexta-feira (12/05). “Resultado é um sucesso”, celebra secretário municipal de Mobilidade (SMM), Vinícius Henrique Alves

O teste realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), para implantação de faixa reversa na Avenida Castelo Branco, realizado na terça-feira (09/05), das 17h às 19h, apontou uma economia de tempo no trânsito de aproximadamente 20 minutos no percurso entre a Praça Walter Santos e a Rua Jaraguá.

No percurso, durante o horário mais crítico, por volta de 18h15, ao longo de 1,3 quilômetros, o condutor deixou de gastar 25 minutos para realizar o trajeto em cerca de 5 minutos. Já por volta de 19h, esse tempo caiu para 4 minutos. “Ou seja, a via reversa representa uma média de 20 minutos de economia para o goianiense chegar em casa mais cedo”, avalia o titular da SMM, Vinícius Henrique Alves.

“O resultado mostra que a iniciativa para minimizar os impactos no trânsito nos horários de maior fluxo é um sucesso, e os testes continuarão até a próxima sexta-feira (12/05)”, informa o secretário.

“Verificamos uma fluidez maior no trânsito, justamente no horário de pico, neste trecho que foi cuidadosamente estudado e escolhido para contar com mais uma faixa sentido Centro-Bairros”, explica Vinícius Henrique Alves. Na implantação da faixa reversa, a via é devidamente sinalizada com cones e conta com a presença de viaturas e agentes da SMM.

Os testes para implantação dessa solução na grande Goiânia seguem modelo já adotado em grandes centros urbanos, e integra uma série de estudos em diversas áreas, com foco na melhoria da qualidade de vida do goianiense. “É um instrumento que pode melhorar a mobilidade em pontos estratégicos da capital”, detalha Vinícius Henrique Alves.

A escolha da Avenida Castelo Branco ocorreu devido às características do trânsito na região, que registra um aumento exponencial de carros em períodos específicos em que os moradores se deslocam para o trabalho, e retornam para suas residências.

“Nosso trabalho é buscar soluções com a prudência de fazer intervenções que promovam inovação e garantam a segurança dos condutores e dos nossos agentes”, assegurou o titular da SMM, ao detalhar que a pasta estuda outras soluções, dentre elas, a via exclusiva para motos, e a direita livre. “Objetivo é melhorar a qualidade de vida e a mobilidade na capital”, completa.

O teste desta terça-feira (09/05) contou com o apoio de viaturas e presença de 25 agentes ao longo da via, além do uso de cones e drone. Segundo a SMM, o foco da atuação é garantir a adaptação do goianiense à inovação com total segurança. O efetivo segue com trabalho de orientação durante todo o período de teste, previsto para ocorrer até a próxima sexta-feira.

Planejamento
O secretário municipal de Mobilidade aponta que, antes do teste desta terça-feira, a pasta realizou uma série de estudos e uma simulação no feriado de Tiradentes. “Realizamos ações de comunicação e diálogo com a comunidade e comerciantes, com a entrega de panfletos explicativos”, detalha Vinicius Henrique.

Os estudos e monitoramento da via seguem até a próxima sexta-feira (12/05). Em seguida, a pasta vai avaliar os resultados para realização de investimentos para a implantação da via reversa na Avenida Castelo Branco.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia