
Ralph Lauren aposta no minimalismo para o último desfile de moda, com tons suaves e um ambiente mais intimista
NOVA IORQUE (AP) – Ralph Lauren tem sido conhecido por muitos grandes desfiles de moda ao longo dos anos: assumindo o Central Park para uma suntuosa celebração de aniversário, por exemplo, ou organizando um desfile em meio à sua impressionante coleção de carros clássicos.
Mas para sua coleção outono/feriado de 2024, ele decidiu ir ao mínimo – pelo menos, mínimo nos termos de Ralph Lauren. Isso significou um desfile íntimo na noite de segunda-feira em um estúdio de design (relativamente) pequeno em seus escritórios em Nova York, inspirado em seu primeiro desfile de moda feminina em 1972, onde ele exibiu seus produtos para editores e amigos em seu próprio escritório.
Diante de uma primeira fila tipicamente estrelada que incluía os atores Glenn Close, Jessica Chastain, Kerry Washington, Rebecca Hall e Jodie Turner-Smith, Lauren abriu seu show com uma nota de atemporalidade – seu espírito de longa data – com a aparição da musa e supermodelo Christy Turlington, agora com 55 anos, veste um elegante casaco de lã bege.
O que se seguiu foi uma série de designs em tons neutros suaves: bege, marrom, cinza, preto e metálico. A paleta suave caracterizou tanto as roupas diurnas, como jaquetas e suéteres sob medida com calças, quanto as roupas noturnas, como vestidos justos de lantejoulas. Havia suéteres largos, muitas botas e cintos largos de couro com fivelas “RL”.
Havia os familiares sotaques ocidentais de Lauren, como longas franjas em casacos e mangas de jaquetas. E principalmente o ocasional chapéu de cowboy, que acompanhava não só os conjuntos casuais, mas, para fechar o desfile com um look memorável, um vestido sem costas em ouro brilhante.
Lauren, 84 anos, apareceu brevemente no final, em jeans surrados, sendo aplaudida de pé pela multidão, que também incluía a editora da Vogue, Anna Wintour.
Close usava um terninho Lauren branco. “Este é um traje muito, muito especial”, disse o ator. “Foi feito especialmente para mim. Personalizado. Cinco anos atrás. Ganhei um prêmio SAG nisso. Então aqui estou. Parece tão lindo. É uma pena usar algo assim apenas uma vez.”
Close acrescentou que, crescendo na Nova Inglaterra, “a mentalidade era: você compra algo de ótima qualidade e depois usa até que se desgaste. Foi assim que fui criado.”
Após o show, os convidados caminharam alguns quarteirões até o restaurante Lauren’s Polo Bar, onde o designer foi novamente aplaudido ao fazer sua entrada – antes de comer um dos hambúrgueres exclusivos de seu restaurante.
O filho de Lauren, David, executivo da marca, discutiu a tarefa de criar novos designs a cada temporada. “Você sabe, tudo muda”, disse ele. “Você está sempre procurando novos tecidos e novas silhuetas, e novas maneiras de dar vida à marca. Mas existe uma filosofia. Existe um estilo.”
Com o Met Gala de Wintour chegando em exatamente uma semana, David Lauren foi questionado se a gravadora vestiria alguma estrela. “Não este ano”, disse ele. “Estivemos muito envolvidos ao longo dos anos, mas este ano temos um desfile de moda e estamos prestes a vestir a seleção dos EUA (para as Olimpíadas de Paris) e fazer uma apresentação masculina em Milão. Então nosso prato está cheio.