Goiás supera média nacional com crescimento de 3,8% em 12 meses, impulsionado por setores estratégicos

A economia de Goiás registrou um crescimento de 3,8% nos últimos 12 meses até agosto de 2024, superando novamente a média nacional, que ficou em 2,5%. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), calculado pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB). Esse índice é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), sendo utilizado para acompanhar mensalmente o desempenho econômico e medir a evolução da atividade nos setores de indústria, comércio e serviços.

De janeiro a agosto de 2024, a economia goiana apresentou um aumento de 1,9%, e no comparativo de agosto deste ano com o mesmo mês de 2023, o crescimento foi de 1,1%. O titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, atribuiu esse desempenho positivo aos investimentos estratégicos e ao desenvolvimento de setores em ascensão, que têm impulsionado o crescimento econômico do estado.

Com o aquecimento da economia, Goiás também se destacou na geração de empregos. No período de janeiro a agosto de 2024, foram criados 77.335 novos postos de trabalho formais, colocando o estado na liderança da região Centro-Oeste. Goiás superou outros estados da região, como Mato Grosso (51.414 vagas), Distrito Federal (34.634) e Mato Grosso do Sul (24.088), segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Esse crescimento reflete a contínua aposta em estratégias econômicas que fortalecem a competitividade de Goiás no cenário nacional, impulsionando tanto o mercado de trabalho quanto o desenvolvimento de diversos setores econômicos.